28 FEV 2024
Comitê Contra Dengue realiza reunião para estudar ações em Andradina
A Secretaria de Saúde de Andradina realizou esta semana uma reunião do  Comitê Municipal para Enfrentamento das Arboviroses, composto de representantes de várias secretarias, serviços e legislativo. Na reunião foi apresentado a situação epidemiológica do município que tem somente 3 casos de Dengue confirmados em 2024. A preocupação da secretaria é quanto ao índice larvário considerado muito alto. A pesquisa do índice larvário mostrou que a maioria dos criadouros identificados estão dentro das casas.

“Estamos em alerta para aumento do número de casos e pedimos a colaboração da população para eliminarmos os criadouros”, disse a secretária de Saúde, Maristela Marinho.

“O combate à Dengue é um trabalho de união de todos nós”.

DIA D
Em uma ação intersecretarial de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Governo de SP convocou, para esta sexta-feira (1), todos os 645 municípios paulistas para o “Dia D de Mobilização Estadual” contra as arboviroses urbanas. O evento, anunciado pelo Centro de Operações de Emergências (COE), terá a participação das secretarias estaduais da SaúdeEducação, além da Defesa Civil, com reforço do Exército Brasileiro e o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).

A iniciativa inclui atividades especiais nas escolas, orientação à população e fortalecimento das ações de combate à doença nas residências.

“Esse é mais um importante passo entre as ações contra a dengue, principalmente, porque reunimos diversos parceiros nessa iniciativa que estão divulgando e mobilizando toda a população”, ressaltou Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).

Escolas mobilizadas
A ação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já disponibilizou às Diretorias Regionais de Ensino conteúdos informativos sobre as arboviroses, sobretudo a dengue, com base nas faixas etárias de cada etapa de ensino, desde o primeiro ano do Fundamental até o Ensino Médio.

O material propõe debates em sala de aula sobre medidas preventivas e importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de organização de campanhas de limpeza regulares dentro da escola, com foco na remoção de recipientes que acumulam água, como pneus velhos, garrafas plásticas, latas e vasos de plantas.

Dengue 100 dúvidas
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br