22 JAN 2024
Queijo artesanal produzido em Andradina ganha menção nacional
No Dia Mundial do Queijo (20 de janeiro) a Buffalare artesanal de Andradina, foi destaque na “Revista Nós e Outros Olhos”. A excelência na produção de queijos artesanais, de leite de búfala, foi revelada ao Brasil. Anteriormente a “burrata”, espécie tradicional e queijo recheada de creme de leite, chegou a ganhar indicação do Chef Fogaça (Master Chef).

A criação de búfalos e produção acontece na Fazenda São Francisco, uma propriedade rural pertencente ao fundador da cidade, Antônio Joaquim de Moura Andrade, também conhecido como o "Rei do Gado", gerenciada atualmente por seu bisneto, Eduardo e Juliana Haick, ele bisneto do fundador.

Segundo a subsecretária de Turismo do Governo de Andradina, Viviane Castro, "para a cidade de Andradina, o reconhecimento da qualidade dos queijos e búfala produzidos pela Bufalare Artesanal vem corroborar o trabalho que temos desenvolvido junto aos produtores locais para fomentar cada vez mais o turismo rural em nossa cidade. Este justo reconhecimento irá fomentar ainda mais o nosso turismo e sacramentar a qualidade dos produtos produzidos."

A fazenda

O local permanece icônico, preservando a arquitetura de sua construção histórica aliando  a criação de búfalos com a produção artesanal de queijos.

No local, é possível visitar o Memorial Rei do Gado, que conta com objetos pessoais do ilustre Rei do Gado, como também a queijaria onde os produtos artesanais são fabricados. “O local abrirá em breve para visitação turística, que proporcionará ao visitante uma experiência gastronômica e cultural inesquecível”, disse Viviane.

Queijo Trança de Mussarela de Búfala

A menção foi feita ao Queijo Trança de Mussarela de Búfala. Segundo a publicação especializada, ele “proporciona uma prazerosa experiência para os amantes de queijo. Sua textura é delicadamente elástica, revelando uma maciez irresistível ao paladar. O sabor é leve, porém rico e equilibrado, apresentando notas suaves e frescas, característico do leite de búfala.

Dia do Queijo
Celebrado no dia 20 de janeiro, o Dia Mundial do Queijo é uma ocasião especial que destaca e homenageia a diversidade, a tradição e a apreciação global por esse alimento milenar. Neste dia, entusiastas, produtores, chefs e consumidores de todo o mundo, se unem para celebrar a riqueza cultural que reside na essência desse rico alimento.

Destacando a importância dos produtores que desempenham um papel crucial na preservação de métodos tradicionais de produção, o Dia Mundial do Queijo é uma ótima oportunidade para todos reconhecerem o trabalho árduo desses artesãos, que transformam o leite em obras-primas culinárias.

Além disso, as celebrações em torno desse dia muitas vezes incluem eventos especiais, degustações, workshops e promoções em lojas e restaurantes dedicados ao queijo. E essas atividades oferecem aos amantes de queijos a chance de explorar novos sabores, aprender sobre diferentes estilos de queijos e aprimorar sua compreensão sobre essa arte gastronômica.

Só para você ter uma ideia, a ascensão e a sofisticação do Queijo no Brasil tem se revelado um movimento pulsante que combina tradição, inovação e uma apreciação crescente por ingredientes de alta qualidade. Nesse cenário, a produção de queijos ressurge como uma expressão autêntica de técnicas tradicionais e inovadoras, onde cada queijo conta uma história única.

E por falar em história, o resgate às tradições está cada vez mais em evidência devido à valorização significativa do trabalho artesanal, onde produtores dedicados estão redescobrindo métodos ancestrais e conferindo aos queijos uma autenticidade que se reflete tanto no sabor quanto na textura. Assim, a ascensão do queijo artesanal no Brasil não é apenas uma tendência momentânea, mas sim um movimento contínuo que une dedicação, inovação e claro, muito amor.