28 AGO 2023
Seja no campo ou na cidade, amamentação é valorizada o ano inteiro em Andradina
Não é só no “Agosto Dourado” que a Secretaria de Saúde do Governo de Andradina apoia a amamentação materna para as crianças nascidas na cidade e no campo. A ação das agentes de saúde é constante não importando onde estejam as mães e seus bebês. “Levamos essa bandeira 12 meses por ano para que possamos, cada vez mais, garantir a saúde para mães e crianças”, disse a secretária de Saúde, Maristela Marinho.

A dona de casa Ana Luiza Braga Pereira Silva, moradora do Assentamento Arizona, deu um relato emocionante sobre o apoio recebido pelas agentes, enfermeiras e médicos do Programa Saúde da Família – PSF Qualis – Rural) sobre a amamentação. Desde os primeiros momentos da amamentação do pequeno Flávio Miguel sempre contou com a presença das agentes, fosse dia ou noite. A equipe acompanha as mães durante seus primeiros meses de amamentação estando sempre alerta aos problemas que possam aparecer, principalmente com as mães de primeira viagem.

“Eu tinha muito desejo de amamentar meu bebê pois sei que se cria uma conexão que ajuda muito no desenvolvimento da criança, tanto para a saúde quanto emocional. No começo não foi fácil. Nos primeiros dias o meu leite desceu de uma vez e “empedrou”. Eu tinha dor, eu não tinha o bico, então eu ligava pedindo ajuda. Eu tive ajuda profissional tanto da parte da doutora das enfermeiras, tive todo apoio e todas as explicações toda ajuda necessária para melhorar e superar as dificuldades. Amamentar é uma coisa muito boa, muito linda, e ajuda muito tanto na saúde do bebê tanto da mãe”, disse Ana Flávia.

Agosto Dourado e Semana de Amamentação
A campanha do Agosto Dourado tem foco na importância da amamentação para o desenvolvimento infantil, ajudando a evitar doenças e aumentar o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Em agosto é comemorada a Semana Internacional de Amamentação (1 a 7 de agosto) em alusão à Declaração de Innocenti, documento produzido e adotado por representantes de organizações governamentais, ONGs, defensores da amamentação de países de todo o mundo, no encontro “Breastfeeding in the 1990s: A Global Initiative” organizado pela OMS/UNICEF, em Florença, na Itália, de 30/7 a 01/8/1990.

A celebração começou em 1992, com temas anuais, incluindo sistemas de saúde, mulheres e trabalho, o Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos. Desde 2016, a data está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2018, uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde endossou a campanha como uma importante estratégia de promoção do aleitamento materno.

A pandemia de COVID-19 afetou negativamente as mulheres grávidas, aumentando o risco de desemprego e perda de meios de subsistência e interrompendo o acesso a serviços e apoio pré-natal, pós-natal e de amamentação no sistema de saúde. Precisamos levar em consideração as lições aprendidas durante a pandemia e atualizar as políticas de proteção social aos pais, que atendam à situação atual.

Em 2023, o foco da campanha é a amamentação e o emprego/trabalho, mostrando o impacto da licença remunerada, do apoio no local de trabalho e das normas parentais emergentes sobre a amamentação através das lentes dos próprios pais. Público-alvo, incluindo governos, formuladores de políticas, locais de trabalho, comunidades e pais, serão envolvidos para desempenhar seus papéis no fortalecimento das famílias e na manutenção de ambientes favoráveis à amamentação na vida profissional pós-pandemia. O tema está alinhado com a área temática 4 dos ODS.

Objetivos 2023
– Informar a respeito das perspectivas dos pais que trabalham sobre amamentação e parentalidade;

– Manter a licença remunerada ideal e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes para permitir a amamentação;

– Envolver-se com indivíduos e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho;

– Incentivar ações para melhorar as condições de trabalho e apoio relevante à amamentação.

Informações
– Mais de meio bilhão de mulheres trabalhadoras não recebem proteções essenciais à maternidade nas leis nacionais;

– Apenas 20% dos países exigem que os empregadores forneçam aos funcionários pausas remuneradas e instalações para amamentação ou extração de leite;

– Menos da metade das crianças com menos de 6 meses de idade são amamentadas exclusivamente.

Mensagens-chave da campanha:
– Fazer a amamentação no trabalho funcionar faz as sociedades funcionarem! A amamentação oferece benefícios vitais de saúde e nutrição para crianças com impactos positivos ao longo da vida, construindo populações mais saudáveis ​​– e força de trabalho – para o futuro.

– As mulheres não deveriam ter que escolher entre amamentar seus filhos e seus empregos. O apoio à amamentação é possível independentemente do local de trabalho, setor ou tipo de contrato.

– Proteção eficaz para a maternidade melhora a saúde das crianças e das mulheres e aumenta a amamentação. No entanto, atualmente, mais de meio bilhão de mulheres trabalhadoras não têm acesso a provisões vitais de maternidade e muitas mais não têm apoio quando voltam ao trabalho.

– Todas as mulheres, em todos os lugares – não importa o seu trabalho – deveriam ter pelo menos 18 semanas, de preferência mais de 6 meses, de licença maternidade remunerada.

– Folga remunerada para amamentação ou ordenha no retorno ao trabalho.
– Opções flexíveis de retorno ao trabalho.