12 JUL 2023
Adélio Sarro celebra “50 Anos de Arte” no Centro Cultural
O artista Adelio Sarro, celebrou seus “50 anos de arte” em Andradina, cidade natal deste andradinense que é reconhecido internacionalmente no mundo das artes plásticas. A grande comemoração foi no dia 7 de junho no Memorial da América Latina, em São Paulo, mas Adélio fez questão de celebrar a passagem em sua cidade, durante os festejos de aniversário com um coquetel no Centro Cultural Pioneiros de Andradina, com a presença de amigos e convidados, entre eles o Secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, Jonilcio Avelino da Silva e os vereadores André Ricardo Lopes e Rodarte dos Anjos.

Sarro construiu uma sólida carreira, com mais de 300 exposições em quatro continentes, mas nunca perdeu de vista suas raízes e o desejo de manter suas obras acessíveis ao grande público brasileiro. A história do artista está ligada a muito trabalho, persistência e determinação. Autodidata, nasceu em Andradina, no interior do estado de São Paulo e trabalhou nos campos de café durante grande parte de sua infância.

Em 1972, conheceu Brodowski e o Museu Casa de Portinari, quando decidiu dedicar-se integralmente às artes, imerso nas obras de Candido Portinari como inspiração. Nesses 50 anos, aprimorou técnicas e desenvolveu seu estilo. Passou por fases autobiográficas e tem abordado, recentemente, temas como política, tecnologia, espiritualidade, ideologias, pandemia, guerra e utopia.

As cinco décadas de carreira incluem exposições nas principais instituições internacionais, como o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, onde esteve duas vezes, o Palácio das Nações, pertencente à ONU, em Genebra, na Suíça, assim como a exposição “Força e Magia das Cores”, que aconteceu nos principais museus da Rússia, China e Polônia.

Além da pintura, Sarro assina ao menos 300 obras monumentais em concreto, espalhadas em praças públicas no Brasil e na Europa, somando cerca de 1.200 obras escultóricas. Um grande conjunto está instalado na Praça José Yarid no Memorial em sua homenagem.

Em 2018, fundou o Instituto Memorial de Arte Adélio Sarro, em Vinhedo, com recursos próprios. O Instituto artístico e cultural sem fins lucrativos abriga as principais obras do acervo pessoal do artista, além de acolher diversos tipos de manifestações culturais e exposições.

10/07/2023
ADÉLIO SARRO 50 ANOS