03 JUL 2023
“O turismo é o novo petróleo”, afirma Lucena em Andradina
Secretário diz que Governo de São Paulo aposta no turismo no interior paulista e Andradina é prioridade
Em visita a Andradina o Secretário de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo afirmou que o Governo de São Paulo tem uma agenda para desenvolvimento do turismo no interior de São Paulo.

Roberto de Lucena, esteve em Andradina na semana passada e teve duas oportunidades de estar reunido com prefeitos da região em eventos promovidos pelo Ciensp (Consorcio Intermunicipal de Municípios do Extremo Noroeste de São Paulo). A agenda motivou os municípios a ingressarem nesta nova indústria.

O Governo já lançou um Plano de Ações do Turismo Rural, documento estratégico que estabelece um panorama do segmento com as diretrizes para a construção do Plano Estadual de Turismo Rural de São Paulo, a base para o desenvolvimento do setor, incluindo atrativos, roteiros, circuitos, vivências e experiências. Segundo o secretário os destinos de Turismo no interior de São Paulo estão entre os segmentos mais procurados nessa retomada econômica.

O secretário acredita que, em 2023, as projeções são as melhores possíveis e a expectativa é de um crescimento da indústria turística. “O Turismo de São Paulo está atuando em várias frentes: melhorando a conectividade entre os destinos, avançando em gastronomia, estruturas náuticas e turismo rural”, afirmou o secretário Roberto de Lucena. “A estratégia do governador Tarcísio de Freitas é descentralizar o setor e levar desenvolvimento para os municípios do interior”, disse.

A nova indústria
Para o prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, com as indústrias cada vez mais robotizadas, as fábricas não são mais ambientes tão profícuos para a geração de empregos para seres humanos. “O governador Tarsício de Freitas tem em sua agenda econômica o desenvolvimento do turismo com olhos voltados para o interior, pois sabe que esta é a indústria que está revolucionando o mundo.

Segundo Roberto Lucena, o governo trabalha em parceria com os municípios para identificar o potencial para identificar novos eixos de desenvolvimento turístico, e o alvo dos investimen5tos é o interior de São Paulo, com foco no desenvolvimento do turismo náutico, rodoviário e ferroviário.

Sabor de São Paulo
O Sabor de São Paulo é o maior programa de valorização da gastronomia Paulista de todos os tempos. O objetivo é formar regiões gastronômicas no Estado e trouxemos o sabor de São Paulo mostrando todas as variações e sabores, que estão ligados intimamente a cada região.

Juntamente com esse levantamento, irá a “capacitação” dos destinos para criar um roteiro gastronômico de excelência, premiando e valorizando, produtores, estabelecimentos e chefs das regiões.

Juntamente com o Sabor de São Paulo, a Secretaria de Turismo do Estado, vai levar o seu gabinete itinerante, para aproximar as decisões e as discussões, para criar uma agenda de desenvolvimento turístico que seja a cara de cada região. O calendário de atividades do Sabor São Paulo será divulgado em julho.

Crédito e Formação
Roberto Lucena disse que o governador Tarsísio de Freitas anunciou dois programas estruturantes para o Turismo. Um deles é o maior programa de crédito turístico do Brasil. “Esse programa disponibilizará quase bilhões em crédito utilizando utilizando-se de aproximadamente 8 instituições financeiras que estão em parceria com estado com o governo do Estado de São Paulo e que atuarão disponibilizando crédito tanto para os municípios quanto para a iniciativa privada”, afirmou o secretário.

O outro programa está voltado a formação profissional, para preencher o a falta de profissionais qualificados nos mais variados segmentos dentro do Turismo.

“É um trabalho que se inicia agora para que possamos daqui a quatro cinco anos ter uma realidade muito diferente, levando oferta de capacitação e qualificação a todas as regiões do Estado”, disse Lucena.

A chave encontrada pelo Governo para levar o desenvolvimento da indústria do turismo para o interior do Estado é um programa de fomento e apoio ao desenvolvimento do turismo através do eixo ferroviário, náutico e rodoviário. Por essas estruturas o turismo nas diversas regiões do estado será descoberto e redescoberto. “Nós acreditamos que esta região, esse distrito turístico de Andradina, será muito beneficiado. Nosso objetivo é consolidar os distritos turísticos do Estado e terminar 2023 com mais 10 novos distritos”, disse Lucena.

O prefeito agradeceu as boas notícias e se pôs à disposição para pensar junto no desenvolvimento do turismo. “Pode haver igual, mais não mais entusiasmado com a indústria do turismo. Sabemos que esta indústria é a maior propulsora da economia mundial, com trilhões de Dólares gerados por ano. Em especial, todo o turismo que envolve as águas, são os que mais atraem as pessoas”, disse Mário Celso.

Para ele as águas estão entre as maiores energias do mundo e nisso “Deus proporcionou a Andradina uma das maiores riquezas que poderemos encontrar na Terra. “Nós temos a riqueza das águas dos lençóis freáticos e do aquífero Guarani, isso a mil metros de profundidade, águas riquíssimas, com propriedades minerais e uma térmica de 48 graus. A água faz essa terra promissora”, finalizou o prefeito.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024