01 MAR 2023
Mário Celso doa salário de prefeito para reforma da Capela do Bom Jesus da Lapa
O prefeito de Andradina Mário Celso Lopes terminou o mês de fevereiro fazendo a doação do seu salário desta vez para a reforma da capela do Bom Jesus da Lapa no distrito de Paranápolis. O dinheiro veio em boa hora pois a comunidade está se mobilizando para fazer a melhor reforma da capela, que tem quase 80 anos.

“Esperamos que este pequeno gesto ajude a essa comunidade a realizar essa reforma e manter viva a tradição dos romeiros que todo dia 6 de agosto vem de Andradina para cá a pé realizando essa procissão histórica”, disse o prefeito.

Até hoje o prefeito fez a doação de todos os seus salários com um total de doações que supera a marca de R$ 300 mil todos para entidades andradinenses, principalmente para aquelas fora do mapa e que não recebem repasses governamentais.  As doações acontecem por uma decisão tomada mesmo antes que vencesse as eleições municipais, então, sem ficar com 1 centavo do seu salário de prefeito, dinheiro vai mensalmente para projetos sociais e de apoio em diferentes bairros e causas na cidade e será assim enquanto ele estiver ocupando o cargo de prefeito de Andradina.

História
A romaria em penitência ao Senhor Bom Jesus da Lapa é realizada todo dia 6 de agosto, merecendo um “meio feriado” religioso, para que os fiéis possam fazer o percurso de frente da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em mais de sete km pela  Vicinal Emitério Castilho Teno, que liga Andradina ao bairro de Paranápolis,  até a Capela do Santo no Centro do distrito, onde é realizada uma missa campal.

A festa é acompanhada com a realização da Cavalgada do Bom Jesus da Lapa, quermesse no Salão Comunitário da Capela e uma missa campal.

A tradição vai completar 80 anos. A primeira procissão reuniu não mais que seis pessoas e hoje a penitência leva milhares de penitentes ao local a procura de milagres. A fé no Bom Jesus foi trazida para Andradina pelo casal de proprietários rurais Antônio Alves da Silva e Erothildes Neves e Silva, já falecidos, que moravam na cidade de Paramirim (BA), e compraram a propriedade rural onde hoje se localiza o patrimônio de Paranápolis.

Eles eram seguidores das tradições na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), e quando se mudaram para o interior paulista, resolveram continuar a devoção construindo dentro de sua propriedade a capela onde hoje, ainda é realizada a festa. Depois da morte dos patriarcas a família doou a parte onde hoje se localiza o patrimônio para que a comunidade católica pudesse continuar a seguir a tradição.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024