Creches e Escolas Municipais de Andradina realizaram atividades alusivas ao Dia do Folclore, comemorado nacionalmente no dia 22 de agosto. Com o intuito de levar aos estudantes um pouco mais sobre a cultura e as tradições típicas do Brasil, foram organizados trabalhos em cartazes, pinturas, criação de máscaras temáticas e contação de histórias.
O folclore brasileiro é formado pela mistura de tradições das culturas que construíram a identidade na nação, principalmente a portuguesa, indígena e africana. Além das principais lendas existentes, como a do Saci Pererê, Boto Cor-de-Rosa, Curupira e Mula Sem Cabeça, também é composto por festas, crenças, comidas típicas e outros costumes transmitidos oralmente entre as gerações.
De acordo com a Secretária de Educação, Estela Goda, o Brasil possui uma mitologia muito rica, devido à sua diversidade de etnias e culturas. “O conceito de folclore, entende-se como o conhecimento de um povo através de diversas manifestações culturais. Essas atividades desenvolvidas nas escolas são, sem dúvida, uma prática pedagógica que visa apresentar aos nossos alunos a identidade cultural e o respeito pela história, contribuindo na formação de cidadãos que deem continuidade à memória cultural do nosso país”.
O Dia do Folclore Brasileiro foi definido oficialmente através do Decreto de Lei nº 56.747 de 1965, após ser aprovado pelo Congresso Nacional.