22 JUN 2022
Andradina intensifica ações de combate e “bloqueio” contra a leishmaniose
receba notícias
A vítima é uma idosa de 85 anos que estava internada em um hospital particular de Araçatuba (SP).

A Secretaria de Saúde de Andradina intensificou as ações de combate e “bloqueio” após a confirmação de uma morte por leishmaniose em 2022. A vítima é uma mulher de 85 anos que veio a óbito no mês passado em um hospital particular de Araçatuba (SP).

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Andradina informou que realiza bloqueios e ações recomendadas pelo Ministério da Saúde no bairro onde a idosa morava.

Seguem as ações de inquérito humano, inquérito canino e manejo ambiental para evitar a proliferação da doença. O trabalho desenvolvido em Andradina é considerado exemplar possuindo uma equipe em total condição de efetuar as campanhas e ações preventivas.

Previna-se
 O humano é contaminado pela Leishmaniose depois que o mosquito transmissor da doença pica um cão contaminado e em seguida a pessoa.

Os principais sintomas em humanos são febre, anemia, tosse, dor abdominal, diarréia e perda de peso. Nos animais são emagrecimento, feridas que não cicatrizam principalmente ao redor dos olhos, crescimento das unhas, tristeza e perda de apetite.
Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022