04 MAI 2022
Força Tarefa descobre dezenas de focos da Dengue em ferros velhos
Ferros velhos de Andradina estão sendo apontados como grandes propagadores de doenças no perímetro urbano da cidade. Em uma ação conjunta entre órgãos municipais, estaduais e polícias Civil e Militar foram realizadas quatro vistorias a estabelecimentos do gênero que armazenava peças, sucatas e carcaças de veículos automotores sem cobertura apropriada para evitar acúmulo de água, facilitando a formação de locais propícios à proliferação do mosquito.

Em todos os locais, localizados nos bairros Stela Maris, Vila Mineira e Benfica, foram colhidas amostras. Em apenas um ferro velho, foram colhidas 42 amostras de larvas e todas foram confirmadas como larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue e a Febre Amarela. Segundo órgãos oficiais de saúde, apenas no entorno deste fero velho no Stela Maris, já foram registrados 50 casos de dengue em 2022.

Durante a operação os locais estão sendo notificados e intimados a adotar as medidas necessárias para evitar a proliferação dos mosquitos. A operação também averigua alvarás e licenças de funcionamento e recomenda a regularização. Segundo a Diretora do Setor de Fiscalização de Posturas, Fernanda Lucena. O proprietário desses estabelecimentos tem que promover a regularização imediata da atividade para garantir o funcionamento. Caso as exigências não sejam cumpridas os locais podem ser interditados.

A Força Tarefa
A Força Tarefa formada pelas polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Endemias, Fiscalização Municipal, Divisão de Segurança Pública e a Secretaria da Fazenda no Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Andradina foi criada no intuito de coibir a venda de materiais recicláveis produtos de furto. A força foi ampliada para verificação de problemas relacionados a saúde pública e a existência de regularização de licenças e alvarás de funcionamento. A operação já percorreu quatro ferro velhos da cidade e um deles acabou lacrado até a regularização.

A operação continua e vai percorrer todos os estabelecimentos deste tipo em Andradina. Segundo o Diretor de Segurança Pública, André Luís de Lima Augusto, a fiscalização tem como objetivo que essa atividade funcione regularmente com todas as medidas para que a sociedade seja preservada, tanto na área da saúde como também na parte legal.