01 ABR 2022
Andradina vai investir em calçadas ecológicas em novos projetos de asfaltamento
A Prefeitura de Andradina vai investir na construção de calçadas ecológicas em áreas residenciais urbanas aliado a novos projetos de asfaltamento. Com o investimento de R$ 20 milhões via Programa Nossa Rua a cidade chegará bem próximo ao esperado 100% de asfalto, com 160 quadras apenas neste contrato. A cidade ainda tem outras duas frentes de asfaltamento com recursos próprios e com emendas parlamentares.

O programa Nossa Rua tem um investimento de R$ 10 milhões de recursos próprios do município e a contrapartida de R$ 10 milhões do Estado, contemplando, além do asfalto, guias e sarjetas, sinalização e calçadas.

Segundo o secretário de obras, o engenheiro Geraldo Pilla, entende-se por calçada ecológica a área regular do passeio público, com plantação de gramíneas ou vegetação rasteira em frente a cada casa ou edifício, composta de faixa paralela livre permeável em todo o seu cumprimento, medida a partir da guia e de faixa paralela revestida.

A opção por calçadas ecológicas, tem por finalidades, manter a capacidade de infiltração do solo, reduzir a velocidade das águas de chuva em direção aos córregos, reter em média 100 litros de água pluvial a cada metro quadrado de grama plantado, evitar que as raízes de árvores futuras danifiquem o piso das calçadas e garantir o crescimento adequado das raízes das árvores existentes nas calçadas.

Além de todos os benefícios ao Meio Ambiente, as calçadas ecológicas irão proporcionar o embelezamento do espaço urbano, aumentar a porcentagem de área verde por habitante em Andradina e ainda ser um mecanismo capaz de reduzir a possibilidade de enchentes.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024