11 MAR 2022
11 postos de Andradina terão que explicar suposta alta antecipada no preço dos combustíveis
O Procon de Andradina está notificando postos de combustíveis que repassaram o reajuste da gasolina e do diesel, anunciado pela Petrobrás, na quinta-feira (10). Segundo o Agente do Procon em Andradina, Marcel Calestini o reajuste da Petrobrás só deveria ter chegado às refinarias nesta sexta-feira (11).

Denúncias de populares narraram que grande parte dos postos da cidade já estavam vendendo o combustível com valor mais salgado um dia antes. Vários internautas flagraram o aumento já na tarde de quinta e expuseram os estabelecimentos que aumentaram o preço. Muitas pessoas procuraram o Procon.

Além da alteração nos letreiros, que chamam a atenção do consumidor nas ruas, o valor cobrado pela gasolina na bomba também estava reajustado. Não há explicações porque o aumento antecipado e na maioria dos casos o reajuste aconteceu quando a estatal já divulgou a alta.

Segundo o Coordenador do PROCON de Andradina, Marcel Calestini o reajuste da Petrobrás só deveria ter sido repassado para os consumidores, caso os combustíveis adquiridos na refinaria fossem nesta sexta-feira (11).

A equipe do Procon foi às ruas nesta sexta-feira, 11, logo pela manhã, fiscalizar o comportamento dos postos de combustíveis na cidade.

Segundo o diretor do Procon, Marcel Calestini, até agora 11 postos de combustíveis foram notificados a apresentar as notas de compra dos últimos três dias, incluindo a quinta-feira, além dos cupons de venda.

"Havendo irregularidade no aumento, com margem de lucro superior à média já estabelecida nos últimos dias, fica evidenciado a infração ao artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que trata de abusividade", explicou.