02 AGO 2021
Sarro recebe convite para participar da reformulação urbana de Andradina
Um encontro entre o artista Adélio Sarro e o prefeito Mário Celso Lopes pode melhorar ainda mais os planos da administração para o paisagismo da cidade. Pintor, desenhista e escultor. Adélio Sarro é o maior artista andradinenses até a atualidade. Ele conduziu seus estudos de forma autodidata descobrindo primeiro as pinturas e posteriormente a escultura e baixos-relevos que executa com mistura de materiais variados, como cimento e colas diversas.

No encontro de hoje (2 de agosto) ele foi apresentado a arquiteta Mari Antonieta que eh a responsável pela assinatura de alguns projetos como a Paes Leme Mall Street e o novo Centro Administrativo de Andradina. A ideia de Mário é agregar o espírito de Adélio Sarro a reformulação urbana da cidade, onde nascerá uma Andradina turística.

“Sarro é nosso artista maior e não poderia ficar dessa oportunidade que estamos tendo de fazer uma reformulação global de Andradina”, disse Mário Celso.

Também participaram do encontro o Secretário de Governo, Relações Institucionais e Assuntos Parlamentares, Ernesto Júnior, o secretário de Administração, Modernização, Defesa Social e Gestão de Pessoas, Edgar Dourado Matoso vice prefeito Paulo Pereira Assis e a Primeira Dama Juçara Lopes.

“É bonito de ver esse espírito renovador de Mário Celso que quer mudar Andradina para agora e não para depois. Adorei conhecer a arquiteta Mari Antonieta que tem a juventude e força necessária para tocar esses projetos. Andradina será outra com certeza”,  disse Sarro.

Um Artista Completo

Pintor, escultor, poeta, entusiasta das artes. Este é Sarro, um artista brasileiro completo que se apaixonou pela criação ainda menino. Sarro nasceu em 1950 em Andradina, interior de São Paulo.

Autodidata, Sarro começou a desenhar na infância. No fim da década de 60, Sarro visitou o museu de Portinari, em Brodowski, e teve uma grande inspiração e começou a se dedicar totalmente à pintura.

Desde 1972, Sarro vem apresentando suas obras em exposições coletivas e individuais em Galerias e Centros Culturais do Brasil e do mundo. Sarro tem obras expostas em vários locais, entre eles no Palácio das Nações, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra; no Museu Imperial do Japão; no Changjiang Museum, na China; entre outros.

Um dos maiores desejos de Sarro era tornar a arte ao alcance de todos. Utilizando-se da mesma temática de suas telas, Sarro ingressou no mundo das esculturas monumentais embelezando praças públicas por todo o Brasil.

Hoje, mais de 200 cidades brasileiras e europeias possuem monumentos criados por Sarro em espaços públicos, ao alcance de todos. Na cidade de Aparecida/SP, Sarro construiu 15 painéis tridimensionais que representam a Via Sacra de Jesus e também os bustos dos papas em bronze.

Sarro mantém uma forte relação afetiva com a sua cidade natal: Andradina. Para homenagear onde nasceu, uma das principais praças da cidade, recebeu o nome de Memorial Adelio Sarro, com um conjunto de esculturas e um painel em baixo relevo

A inclusão de todos sempre fez parte dos princípios artísticos de Sarro. Com uma técnica própria, utilizando diversos materiais e legendas em braile, Sarro criou o que chamou de pintura acessível, a qual os deficientes visuais podem tocar nas telas e reconhecer as características das obras.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024