16 JUN 2021
Comandante Arena é recepcionado pelo prefeito Mário Celso
O Coronel Rodrigo Arena, do Comando de Policiamento de Interior 10 (CPI-10) esteve em Andradina para um visita ao prefeito Mário Celso Lopes.

Na ocasião também estiveram presentes o comandante do 28 BPM-I, com sede em Andradina, Tenente Coronel Osny Henrique Caldeira e Sub Comando Major Fabio Akira Irikura, além do secretário de Governo, Relações Institucionais e Assuntos Parlamentares, Ernesto Júnior, do Diretor de Segurança Pública André Luiz de Lima Augusto e do presidente da Câmara de Andradina Vereador Helton Coxinha Prando.

Durante o encontro, Arena reafirmou o compromisso da Polícia Militar em continuar trabalhando em parceria com as autoridades e comunidade, destacando que onde há uma boa parceria, a produtividade se reverte em prol da comunidade.

O Prefeito Mário Celso Lopes, parabenizou o trabalho da Polícia Militar em nossa cidade, em especial o trabalho desenvolvido através da Atividade Delegada, lembrando que Andradina foi a segunda cidade do estado de São Paulo a aderir ao programa, ficando atrás apenas da capital paulista. “Essa aliança forte traz benefícios para o nosso município. Vamos trabalhar muito para os projetos que estão em andamento ou que ainda virão para oferecer mais segurança a toda comunidade andradinense”. Disse Mário Celso.

Estrutura
O CPI-10 é composto na sua totalidade por 43 cidades, com sede em Araçatuba onde compõe a sede do 2 BPM-I,12 BAEP Batalhão de ações especiais e com sede em Andradina o 28 BPM-I. O Batalhão de Andradina abrange 12 municípios com atuação no Policiamento de Rádio Patrulha, Força Tática, Rocam, Proerd, Ronda escolar. Região bastante hospitaleira com baixo índices de criminalidade em comparação a outras regiões.

Perfil
O comandante Arena veio de Piracicaba, onde comandava do 10º Batalhão de Polícia do Interior, e assumiu o CPI-10 no dia 13 de abril. Como tenente-coronel já havia comandado os batalhões de Rio Claro e São João da Boa Vista.
Arena ingressou na turma de aspirantes a oficial da Academia de PM do Barro Branco (APMBB) em 1990, onde se formou no curso de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, equivalente a uma graduação, após três anos.

Um pouco depois, em 2005, também concluiu o curso de Direito no Centro Universitário Claretiano, na cidade de Rio Claro, com habilitação no Exame de Ordem (OAB/SP). A capacitação do coronel Rodrigo também se estendeu ao mestrado e doutorado, ambos realizados no Centro de Altos Estudos de Segurança (Caes) “Coronel PM Nelson Freire Terra” e concluídos nos anos de 2012 e 2017, respectivamente.

Em complemento à sua formação, o coronel se especializou em Técnicas de Ensino (APMBB), Técnicas Não Letais de Intervenção Policial (Equity Internacional/Comitê Internacional da Cruz Vermelha/PMESP), Análise de Informações Criminais e Inteligência de Segurança Pública (Centro de Inteligência da PM – CIPM), e em Polícia Judiciária Militar (Corregedoria da PMESP). Ao longo da sua carreira na PM, Arena atuou no 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) como comandante e também como chefe da Agência de Informações, da 1ª Companhia e Companhia de Força Tática, das seções de Pessoal e de Comunicação Social, além de ter respondido interinamente pela Seção de Justiça e Disciplina. Também foi coordenador-operacional e subcomandante do mesmo batalhão e do 10° BPM/I. Em São João da Boa Vista, o coronel comandou o 24° BPM/I e em Piracicaba, esteve à frente do 10º BPM/I.