27 JAN 2021
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente aperta fiscalização contra terrenos sujos

Andradina/SP

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está intensificando a fiscalização de terrenos baldios abandonados e sem manutenção em Andradina/SP. A intenção é reduzir o número de reclamações. “Nesse ano, foram levantadas a existência de mais de 3,9 mil terrenos nestas condições em Andradina e devemos lembrar que a manutenção de terrenos, baldios, em Andradina, é sempre de responsabilidade do proprietário”, afirmou a secretária da pasta Leila Rodrigues.

Leila explica que antes de ser aplicada uma multa, o proprietário é notificado para executar a limpeza do terreno e da área de passeio. Caso não sejam limpos, haverá a incidência de multas. O que acontece em Andradina, conforme os funcionários da fiscalização, é que neste meio tempo a administração anterior deixava de emitir multas a pedidos dos proprietários e, sem punição eles voltavam a deixar os terrenos sujos.

Segundo Leila será preciso de um exército para entregar todas as notificações deixadas para trás pela antiga administração. “Muitas venceram e nenhuma providência foi tomada. Há mais de um ano que a antiga administração não autuava os proprietários ou nem ao menos entregava as notificações feitas pelo fiscais”, disse Leila.

A secretária afirma que o temor é quanto a chegada do período chuvoso e a relação dos terrenos sujos com a proliferação de doenças como a Dengue. “Por isso estamos intensificando as notificações neste início de ano para zerar os casos. Mas é preciso agir de uma forma mais severa quanto a quem deixa seus terrenos sujos", afirmou.

A secretária afirma que se o proprietário não tomar providências medidas jurídicas poderão acontecer. “A limpeza do terreno, além de ser um ato de cidadania, evita uma série de problemas como o acúmulo de lixo, entulho e mato, que atraem insetos e roedores, podendo ser potenciais focos de doenças. Não limpar terreno causa um baita problema para toda a comunidade”, lembrou Leila.

Foto - crédito: Secom/Prefeitura

Fonte: SECOM/Prefeitura