23 ABR 2024
Reformas transformaram CAPS 1 de Andradina
Na manhã desta terça-feira (23) aconteceu a entrega das reformas do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS 1 - de Andradina, referência no atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

O prefeito Mário Celso Lopes esteve presente a entrega, ao lado da secretária de Saúde, Maristela Marinho, do vereador Hugo Zamboni, do presidente da Câmara Municipal Lucas Lopes, da vereadora Eloá Pessoa, e vereadores Luzimar Rodrigues e André Lopes.

A reforma da estrutura do prédio teve emenda de R$ 121.999,00 (cento e vinte e um mil, novecentos e noventa e nove reais)com uma "emenda casada" do Deputado Sargento Neri, no Valor de R$ 100 mil e contrapartida vinda  de recursos próprios do município. Os recursos para a obra foram fruto de gestões do vereador Hugo Zamboni, assim como o novo carro destinado ao Caps, conquistado pelo vereador junto ao Deputado Itamar Borges, que no evento foi representado pelo assessor Cleyson Oliveira.

Segundo a enfermeira Maria José “Zezé” dos Santos, o CAPS são  reunião de serviços especializados de saúde mental de caráter aberto e comunitário, ou seja, inseridos na comunidade e que funcionam em regime de porta aberta. A assistência em saúde mental é realizada por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar, composta por: psiquiatras, clínicos, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, equipe de enfermagem, farmacêuticos, a depender da modalidade do CAPS.

As reformas garantiram ambiente para oficinas, atividades físicas, em grupo e individual, sejam para homens, mulheres, jovens adultos e idosos. “Temos a porta aberta. Qualquer cidadão pode e deve procurar por atendimentos sem precisar de encaminhamento. É preciso decidir buscar ajuda”, disse Zezé.

Funcionando das 7h às 17h, a equipe mínima é formada por três psicólogas, uma assistente social, um psiquiatra, quatro técnicas de enfermagem, quatro enfermeiros um técnico administrativo e dois auxiliares de serviços diversos. “Realizamos visita domiciliar, inclusive consulta médica quando necessário, medicação supervisionada diária, além das entregas semanais e quinzenal ou conforme a particularidades de cada paciente”, explicou.

CAPS
Localizado no antigo Tiro de Guerra, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) emerge como um farol de esperança para aqueles que enfrentam transtornos mentais graves e persistentes. “Aqui, não há julgamentos, apenas um acolhimento caloroso e uma equipe multidisciplinar dedicada a oferecer apoio integral.  Concebido como um refúgio seguro, o CAPS I é muito mais do que uma simples clínica.

Além do acompanhamento individualizado, o CAPS I oferece terapias em grupo semi-intensivas, proporcionando um espaço de compartilhamento e apoio mútuo, levando as atividades além da terapia convencional, abraçando expressões criativas como crochê, tear e jogos, além de oferecer apoio espiritual através da leitura devocional.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024