11 ABR 2024
Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue. Andradina apenas 19
Brasil já registrou, desde o início do ano, 3.062.181 casos de dengue. O número já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos.
Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país. Outros 1.857 óbitos estão em investigação. Os números são do Ministério da Saúde, por meio do Painel de Monitoramento das Arboviroses.

Na contramão destes números alarmantes, em Andradina apenas 19 casos foram confirmados em 2024 sendo que apenas três foram casos de internação e nenhum óbito foi registrado. Segundo a secretária de Saúde do Governo de Andradina, Maristela Marinho, os números não significam “descanso”, as equipes da Saúde continuam com as estratégias adotadas desde o ano passado para impedir que a doença saia do controle no município. As ações percorrem tanto a Zona Rural quanto a Zona Urbana.

Sintomas e Precauções
Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor muscular, dor de cabeça, náusea e dor nas costas.

Entre as recomendações gerais para eliminação dos criadouros do mosquito que transmite a dengue, a secretaria listou a eliminação de pratos de plantas ou o uso de um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água; o descarte de pneus usados em locais apropriados; a retirada dos quintais de objetos como potes e garrafas, que acumulam água; verificação de possíveis vazamentos em qualquer fonte de água; tampar ralos; manter o vaso sanitário sempre fechado; identificar sinais de umidade em calhas e lajes; verificar a presença de organismos vivos na água de piscinas ou fontes ornamentais.