27 FEV 2024
Comprovante de Rendimentos está disponível no site da Prefeitura
Servidores públicos ativos, aposentados do Executivo Municipal já podem baixar o comprovante para fins de Declaração do Imposto de Renda no site da Prefeitura de Andradina (www.andradina.sp.gov.br) a partir do celular ou ou computador. O informe está no “campo” Holeriths.

O Comprovante de Rendimentos é um documento para fins de Declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023).

O prazo para o envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2024 é 15n de março e vai até é 31 de maio. Vão ser quase 75 dias para o contribuinte realizar a entrega das informações.

Para se preparar e não deixar para em cima da hora, é importante relembrar o que é preciso para declarar o IR. Além da identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência atualizado, são necessários os informes de rendimentos. E lembre-se de manter guardados todos os documentos que comprovem as informações declaradas por, pelo menos, cinco anos.

Lista dos documentos necessários para declaração do IR 2024

Documentos pessoais
É preciso apresentar RG, CPF, certidão de nascimento e título de eleitor. Além de uma cópia da última declaração de IR que foi entregue e os dados da conta bancária para restituição do IR.

Informe de rendimentos
Informe das empresas que trabalhou ou prestou serviços em 2023;
Informe disponibilizado pelos bancos e instituições financeiras em que têm conta ou aplicações financeiras;

Recibo de pagamento de aluguel ou o informe de rendimentos da imobiliária;

Comprovante de saque do FGTS ou  seguro-desemprego;
Informe do extrato do INSS para aposentados.
Bens e imóveis
Financiamento imobiliário: deve-se declarar o valor já pago até o momento, incluindo entrada e parcelas do financiamento, na ficha de Bens e Direitos;

Imóveis alugados: os aluguéis recebidos devem ser declarados como rendimento tributável;
Veículos: quem vendeu ou comprou um carro, imóvel ou qualquer outro bem no ano passado deve ter em mãos o contrato, escritura, nota fiscal ou recibo.

Recibos de médicos, dentistas e educação

Gastos com saúde: despesas médicas, terapias, fisioterapias e consultas podem ser integralmente deduzidas, sem limite de valor, desde que devidamente comprovadas por recibos e notas fiscais;

Aparelho ortodôntico e prótese dentária: estes gastos podem ser deduzidos como despesas médicas, sem limite de valor, desde que acompanhados de documentação que comprove a despesa;

Educação: podem ser deduzidos gastos com educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico, superior e pós-graduação. O limite anual é de R$ 3.561,50 por dependente. Não são dedutíveis gastos com cursos de idiomas, cursos livres, esportivos ou preparatórios.

Outros comprovantes
Dentre outros documentos que devem ficar à mão para preencher a declaração, estão comprovantes de pagamento ou recebimento de pensão alimentícia, papéis de doações, consórcios e heranças, além de informações sobre dívidas, como crédito consignado ou empréstimo pessoal.