04 JUL 2023
Prefeito participa de formatura do Proerd e destaca combate às drogas
O prefeito Mário Celso Lopes participou da formatura de 535 alunos da rede pública no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia, além de marcar o encerramento das aulas, serve como incentivo e reforço das lições transmitidas durante o projeto, cujo objetivo é realizar a prevenção contra drogas nas escolas.

A formatura aconteceu nesta terça-feira (4) no Ginásio Municipal de Esportes, Dr Agenor Francisco da Cunha, reunindo os alunos do 5º ano vindo de escolas municipais. Presença sempre confirmada nas formaturas, o prefeito Mário Celso destacou a importância de projetos como o Proerd, que atuam na prevenção às drogas desde a infância, pois garantem para as crianças um futuro com mais possibilidades.

“Temos na escola a nossa maior aliada na transformação de vidas e formação de futuros cidadãos andradinenses e ficamos muito felizes pela parceria com a Polícia Militar em diversos projetos que, como esse, ajudam a construir um futuro melhor para as nossas crianças”, afirmou.

O professor desta turma foi o Cabo Gula. A solenidade, bastante animada, contou com a presença de diversas autoridades como a Coronel Adriana, comandante do CPI-10, Tenente Coronel Akira, comandante do 28º BPM/I, Capitão Diogo, comandante da 1ª Companhia, sediada em Andradina, da secretária de Educação de Andradina, Estela Cassiolato Goda.

Para o prefeito, projetos como o Proerd se encaixam na missão de educar para a formação cidadã das crianças e adolescentes, indo de encontro com o ideal do Governo de Andradina em promover uma educação que seja capaz de desenvolver tanto o pedagógico das crianças, quanto o social.

Como já é de praxe, todos os formandos ganharam um dia de diversão no Parque Aquático Acqualinda e, um Mc Lanche Feliz, a ser retirado no final do ano, quando da inauguração da unidade da maior franquia de fast-food do mundo, que começou a ser construída na última segunda-feira em Andradina.

O Proerd
O Proerd tem como base metodológica o modelo de tomada de decisões, que ensina as crianças a refletirem sobre suas escolhas em quatro etapas: parar; pensar; analisar e ver. O objetivo é reforçar a autonomia e impedir que más escolhas sejam feitas por impulso ou pressão.

O trabalho do programa é realizado em uma pedagogia socioconstrutivista, de forma que a criança aprende tudo pela relação com o policial que vai à sala de aula, fardado, para as aulas. O programa também atua para conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades com o meio escolar e com a comunidade, ensinando respeito e disciplina.

Além dos benefícios para os alunos e a comunidade, o Programa também ajuda a polícia a se aproximar da sociedade, estabelecendo um vínculo entre as crianças e os instrutores policiais, incluindo estes agentes nas diferentes comunidades.

Derivado do nome do programa nos EUA, DARE, o Leão Daren foi escolhido para ser o mascote e porta-voz da prevenção e resistência contra às drogas. O Leão é considerado um animal poderoso, forte e corajoso, assim como nossas crianças estarão após fazer o Proerd. Durante o evento foram sorteados diversos brindes e prêmios para as melhores redações.

04/07/2023
FORMATURA DO PROERD