23 MAI 2023
EDUCAÇÃO
Cozinha Piloto atinge a marca de 6,5 milhões de refeições. Feijoada é a novidade para o frio

A merenda escolar de Andradina, volta a surpreender com “muito afeto” dedicado ao preparo das refeições dos aproximadamente 5 mil alunos da rede municipal. As refeições são todas preparadas na cozinha piloto e distribuídas para as escolas municipais levando na carga muito sabor e produtos de primeiríssima qualidade. Se levarmos em conta os cinco mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, as refeições diárias para as creches, escolas municipais e entidades filantrópicas  (as “principais e cafés”), e os 200 adias letivos anuais, a Cozinha Piloto de Andradina já serviu neste mandato aproximadamente 6,5 milhões de refeições.

Quanto ao afeto, são receitas caseiras e do gosto do brasileiro e por isso, a feijoada mão poderia ficar de fora dessa. Segundo o chefe do setor, Marcondes Araújo Soares, ela entra no cardápio sempre que esfria e é um sucesso. Este ano os alunos experimentaram a nova opção no cardápio, numa quarta-feira dia nacional deste prato que é o prefeito do gosto popular brasileiro.

Soares explica que a opção é uma forma de oferecer feijão, um alimento muito nutritivo, além de incentivar o consumo do feijão preto, “um nobre” entre os feijões, cujo consumo não é frequente no nosso dia a dia. O feijão preto é uma excelente fonte de proteína vegetal e junto com o arroz, oferece uma combinação de aminoácidos essenciais para a saúde.

Segundo a secretária de Educação, Estela Goda, a merenda escolar é importante para a alfabetização dos alunos, levando-se em conta que para muitos alunos essa é a refeição mais importante do dia. “A alimentação escolar é de suma importância para suprir parte das necessidades nutricionais dos alunos. Outro ponto de grande importância é em relação a formação de hábitos alimentares saudáveis que, quando adquiridos na infância, se consolidam na fase adulta. O aluno bem alimentado e com os nutrientes necessários para sua faixa etária conseguirá obter melhora em seu desenvolvimento intelectual.

Estela afirma que a orientação do prefeito Mário Celso Lopes, em relação da merenda escolar em Andradina é muito sério, com acompanhamento nutricional para oferecermos uma merenda de qualidade para os alunos.