O Comitê Municipal Enfrentamento da Dengue e de outras arboviroses, realizou uma reunião nesta quinta-feira (18) com a participação das diversas áreas da municipalidade como Saúde (Atenção Básica, UPA, Santa Casa, Gestão, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária), Educação, Meio Ambiente, Tributos e representantes do Legislativo.
Segundo a coordenadora de Atenção Básica Carla Back, a reunião teve como objetivo estabelecer planos de trabalho e metas p evitarmos nova epidemia em Andradina.
Em 2022, houve 2422 casos notificados de Dengue na cidade, sendo 2070 confirmados e 352 descartados. A cidade não apresentou nenhum óbito registrado, segundo o SINAN.
A Secretaria da Saúde está ampliando as ações e estratégias para o monitoramento e o enfrentamento das arboviroses, que são as doenças transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti, como dengue. Para ampliar essas ações está envolvendo outros setores a fim de obter resultados com rapidez.
As ações de enfrentamento ao mosquito acontecem todos os dia, pois eliminar o inseto é a melhor forma de combater as doenças que ele transmite. Leme destaca a importância da participação de cada cidadão no combate ao Aedes. O poder público sozinho não consegue alcançar cada casa, logradouro, espaço onde o mosquito pode se reproduzir.
“É preciso despertar a consciência do cidadão nessa luta pela saúde de todos”, disse o secretário João Leme.