06 JUN 2022
Região do Pantanal Paulista estará presente no Salão São Paulo de Turismo
Itapura, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Andradina, Valparaíso, Castilho e Mirandópolis compõem a Região Turística Pantanal Paulista
A região do Pantanal Paulista vai estar representada no 19ª Salão São Paulo de Turismo a ser realizado entre os dias 3 e 4 de agosto de 2022, no Centro de Eventos São Luis em São Paulo. A participação foi confirmada durante reunião da região turística na semana passada em Guaraçaí, sob a coordenação do Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo).

O evento nasceu com o objetivo de trazer para a capital paulista as melhores opções de passeio, lazer e entretenimento do Litoral e do Interior Paulista. O público do Salão São Paulo é formado por profissionais da área de turismo (agentes de viagens, operadoras), coordenadores da 3ª Idade, investidores que buscam projetos para futuros investimentos e o público final.

“O evento segue mostrando o imenso potencial de turismo que o estado tem e que, para muitos, ainda são desconhecidos. No nosso caso, a Região do Pantanal Paulista”, disse a subsecretária de Turismo de Andradina, Viviane Castro Elois.

A reunião contou com a participação do prefeito de ilha Solteira, Otávio Gomes, o prefeito de Guaraçaí, Airton José Gomes e do subsecretário de Desenvolvimento de Andradina, Marcos Izumi Okajima.

Este ano o Salão São Paulo de Turismo espera receber mais de 7 mil visitantes e aproximadamente 400 profissionais da área. As cidades expositores oferecem a degustação de vários produtos que são produzidos por produtores locais, mostram os seus artesanatos e contam muito sobre a sua história, cultura e gastronomia.

Serviço:
Data: 03 e 04 de agosto de 2022
Local: Centro de Eventos São Luis – Rua Luís Coelho, 323 SP/SP

A Região do Pantanal Paulista
A nossa região turística é uma das mais belas do Estado de São Paulo. São 14 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional, e que fazem parte do CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista), são eles: Andradina, Castilho, Itapura, Ilha Solteira, Guaraçaí, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Rubiácea, Suzanápolis, Sud Mennucci e Valparaíso.

Andradina, banhada ao norte pelo Rio Tietê, oferece diversas opções de turismo, como o turismo de eventos, compras, saúde além do religioso e romarias, conhecida como a Terra do Rei do Gado, teve em Antônio Joaquim de Andrade seu fundador e maior pecuarista do Brasil. Em Valparaíso, as trilhas para motos fazem a alegria dos adeptos desse esporte, enquanto a cultura oriental está representada nos ornamentos montados com fonte luminosa e castelo bonsai na Praça Matriz da cidade. O Parque Balneário da ensolarada Ilha Solteira, com as praias Catarina e Marina, no Rio Paraná, possibilita a prática de esportes aquáticos. Da mesma forma, a cidade atrai competidores de todo o Brasil para torneios de pesca esportiva e o turista ainda pode curtir a boa culinária, muitos eventos e várias festas locais.

Itapura tem a sua Prainha Municipal que atrai muitos visitantes, e há eventos como a Festa do Peão, o Tucuna Free – o torneio de pesca ao tucunaré - além da bela Cachoeira do Córrego da Onça. Castilho desfruta de vocação para pesca esportiva (é banhada pelos rios Aguapeí, Tietê e Paraná), é margeada pelo lago artificial da Usina de Jupiá e também engloba o Parque Estadual do Aguapeí. Já Mirandópolis tem como cartão postal um dos mais belos templos católicos do interior paulista, a Igreja de São João Batista, com seus vitrais e ladrilhos e a comunidade Yuba, de cultura japonesa. A Praia Municipal de Pereira Barreto tem águas cristalinas, oferece belíssimo pôr do sol, além de espaço para banho, pescaria, esportes náuticos e muitos passeios.