Andradina/SP
Em nome de maior autonomia dos comerciantes e até pela “sobrevivência” do comércio tradicional, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Andradina, Luiz Antônio Públio entregou ao Prefeito Mário Celso L0pes um anteprojeto de lei que pode significar o fim da semana inglesa para o comércio da cidade.
“As leis mudaram e hoje existe entendimento de que o comerciante tem a autonomia de trabalhar nas datas que lhe convirem, sem que isso precise de autorização da Prefeitura. Isso vem acontecendo em várias cidades do Brasil e temos que seguir essa mudança”, disse Públio.
Também participaram do encontro Carlos Roberto Mazotti tesoureiro do Sincomércio e do Advogado Luiz Alberto.
“A lei proposta pelo Sincomércio muda o Código de Posturas de Andradina, que há 40 anos instituiu a conhecida semana inglesa no comércio tradicional de Andradina. Esse é um desejo dos comerciantes para se adequar a uma nova realidade, que já é praticada em redes mercadistas e em shoppings centers. Sabemos que Andradina sempre foi uma cidade eminentemente comercial por ser a cidade com o comércio mais bem estabelecido da região e essa proposta merece uma atenção especial do município”, disse o prefeito Mário Celso Lopes.
Luiz Públio afirma que o Brasil é reconhecidamente como uma economia aberta, de mercado e neste aspecto ter uma lei que restringe o funcionamento do comércio há 40 anos é inadmissível. O Sincomércio tem sido bem atuante na conquista do apoio dos comerciantes para que o comércio tradicional possa se adaptar a esse novo tempo. “Essa alteração poderá se revelar fundamental para a recuperação econômica em tempos de pandemia, nisso eu acredito firmemente”, afirmou.
Após a apresentação do anteprojeto, o prefeito Mário Celso afirmou que vai enviar um projeto com o mesmo teor para votação pela Câmara de Vereadores de Andradina. “Isso é uma maneira de maximizar o atendimento em nosso comércio e tenho certeza que será muito positivos os efeitos dessa nova lei para a economia do município”, finalizou o prefeito.
Foto - crédito: Secom/Prefeitura