A comunidade católica de Paranapolis realiza as festividades em honra ao Bom Jesus da Lapa. Os fiéis e moradores da região poderão acompanhar momentos marcantes de fé, que incluem terço, celebrações litúrgicas, procissão e, para encerrar o dia de forma festiva, uma quermesse especial no período da noite.
A programação religiosa começa com o Tríduo Preparatório na Capela Bom Jesus da Lapa. As atividades tiveram início ontem (3) com o Terço Luminoso, seguido pela celebração da Santa Missa no dia 4 e por uma noite dedicada ao Louvor no dia 5. Todos esses encontros acontecem sempre no mesmo horário, às 19h30 na capela do santo.
O ápice das homenagens ao padroeiro está reservado para o dia 6 de agosto. Os devotos se reúnem na Paróquia Nossa Senhora das Graças às 14h30 para dar início à procissão até a capela, onde será celebrada a Santa Missa festiva às 17h00. Logo após a cerimônia, a comemoração ganha um tom social com a realização da tradicional quermesse, reunindo as famílias em um ambiente festivo com comidas típicas e momentos de confraternização.
Tradição
Em 2026, a manifestação de fé completa 84 anos, preservando uma história que se confunde com a própria formação do município.
A expectativa é de que aproximadamente 5 mil pessoas participem da peregrinação. Em respeito à tradição e aos devotos do Bom Jesus da Lapa, Andradina mantém feriado municipal após o meio-dia na data da celebração. Além das atividades religiosas, a comunidade de Paranápolis prepara a tradicional quermesse para recepcionar os visitantes, enquanto a Igreja Católica organiza uma programação especial de missas e ritos.
A devoção ao Bom Jesus da Lapa em Andradina teve início em 1942. A primeira procissão reuniu apenas seis pessoas, mas, ao longo das décadas, transformou-se em uma das maiores manifestações religiosas da região, atraindo milhares de penitentes em busca de agradecimentos, promessas e graças.
A tradição foi trazida para Andradina pelo casal de agricultores Antônio Alves da Silva e Erothildes Neves e Silva, naturais de Paramirim, na Bahia. Devotos do Bom Jesus da Lapa, eles adquiriram uma propriedade rural onde atualmente está localizado o patrimônio de Paranápolis e construíram uma capela para manter viva a fé que cultivavam em sua terra natal.
A construção contou com o apoio de fazendeiros vizinhos e moradores da comunidade. Após a morte do casal, a família doou a área onde hoje está o patrimônio para que a tradição religiosa fosse preservada pelas futuras gerações.