21 SET 2023
Saúde do Governo de Andradina intensifica prevenção a escorpiões em escolas
 A Secretaria Municipal de Saúde do Governo de Andradina, através da Unidade de Vigilância em Zoonoses, iniciou nesta semana uma ação de intensificação para combate, prevenção e controle de escorpiões em escolas e creches do município.

A ação busca antever o possível aumento que se dá nessa época do ano, considerando o período reprodutivo do animal, que teve início em agosto, com pico de outubro a janeiro.

A secretaria implantou um Protocolo de Busca Ativa de Escorpiões, como medida de prevenção e controle destes animais. Aproveitando a presença nas escolas também é realizado aulas de conscientização com os alunos da Rede Municipal de Ensino.
Apenas na Escola “Zoraide de Carvalho Oliveira” (Vila Mineira) foram capturados 15 exemplares durante a busca ativa e desencadeou este o cronograma de Ações Educativas nas Escola.

CUIDADOS
Para evitar a entrada dos escorpiões é recomendado usar telas em ralos, pias, tanques e saídas de águas, vedar as frestas nas paredes e colocar protetores debaixo das portas. Deixar as camas e berços afastados das paredes, vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los também são maneiras de evitar acidentes.

Intensificar os cuidados com as áreas externas, deixando livre de entulhos, folhas secas e lixo doméstico, manter o ambiente limpo e livre de entulhos. Baratas servem de alimento e atraem os escorpiões que saem de seus esconderijos em busca de alimento. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos, usar luvas e botas para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção e nas atividades de jardinagem.

Importante ressaltar que sobras de materiais usados em reformas e construções precisam receber destino adequado. Nas áreas rurais, além de todas essas medidas, é essencial preservar os inimigos naturais dos escorpiões, como lagartos, sapos e as aves de hábitos noturnos, como a coruja. Estes são os principais predadores dos escorpiões.

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024