03 AGO 2023
Domingo tem procissão do Bom Jesus da Lapa
No próximo domingo (6) acontece a procissão de penitência em louvor ao Bom Jesus da Lapa, uma tradição andradinense de 81 anos que leva milhares de romeiros até a capela localizada no bairro Paranápolis.

O Governo de Andradina preparou o local para receber a tradição viva, com limpeza para deixar o “patrimônio” limpo, sinalização ao longo da Estrada Vicinal Emitério Castilho Gimenez e até mesmo recape de algumas principais ruas da comunidade localizada a 6 km da zona urbana de Andradina.

O percurso da procissão acontece entre a a Paróquia de Nossa Senhora das Graças pela  Vicinal Emitério Castilho Teno, que liga Andradina ao bairro de Paranápolis,  até a Capela do Santo onde é realizada uma missa campal.
Todos os anos o patrimônio recebe aproximadamente 5 mil pessoas nesta data mas por se tratar de um domingo é esperado um público bem maior. A comunidade também preparou a sua tradicional quermesse, no sábado e domingo para celebrar a data, com apresentação da Banda Sedução no sábado.

Este ano a Cavalgada do Bom Jesus da Lapa será realizada apenas no mês de novembro, mas a comunidade do Bom Jesus organiza uma quermesse, que já é tradicional.

História
A primeira procissão reuniu não mais que seis pessoas e hoje a penitência leva milhares de penitentes ao local a procura de milagres. A tradição de cultuar o Bom Jesus foi trazida para Andradina pelo casal de proprietários rurais Antônio Alves da Silva e Erothildes Neves e Silva, já falecidos, que moravam na cidade de Paramirim (BA), e compraram a propriedade rural onde hoje se localiza o patrimônio de Paranápolis.

Eles eram seguidores das tradições na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), e quando se mudaram para o interior paulista, resolveram continuar a devoção construindo dentro de sua propriedade a capela onde hoje, ainda é realizada a festa.

De acordo com ela, o avô e os filhos receberam ajuda dos fazendeiros vizinhos e de pessoas da comunidade em geral na mão-de-obra. Depois da morte dos patriarcas a família doou a parte onde hoje se localiza o patrimônio para que a comunidade seguisse a tradição.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024