31 JUL 2023
AGRICULTURA
Feira da Agricultura Familiar valoriza os produtores e anuncia investimentos

Quem esteve na Agrofan (Feira da Agricultura Familiar de Andradina), promovida pela Secretaria de Agricultura Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, teve a oportunidade de levar para casa diversos produtos agroecológicos - sem uso de pesticidas, trazidos por produtores da agricultura familiar de Andradina. O evento, realizado na última sexta-feira (28) ajudou a dar visibilidade a produtos cultivados em pequenas propriedades e aos agricultores familiares da cidade.

Na lista, teve frutas, laticínios, pães, doces, compotas entre outras ofertas, nas barracas armadas no recinto de Exposição Miguel Rodrigues da Silva (Expoan), o que contribuiu para a geração de renda para os pequenos produtores rurais presentes no local.

Quem aproveitou a oportunidade garantiu seus produtos na Feira, que teve grande movimentação nas primeiras horas da manhã. A avaliação da secretária da pasta, Leila Rodrigues, foi positiva. "A feira é uma atividade que une e fortalece os laços entre agricultores e a comunidade do entorno, proporcionando a visibilidade, divulgação e a comercialização dos seus produtos”, disse.

Objetivos Atingidos

O principal objetivo da Agrofan foi o de impulsionar e valorizar a comercialização e produção da agricultura familiar e também promover o acesso a insumos agrícolas e a informações por meio de uma programação técnica. Ao todo foram 99 expositores e 379 inscrições para as palestras, realizadas em parceria com instituições ligadas ao segmento.

A abertura oficial da Feira reuniu centenas de pessoas e teve a presença autoridades parceiras do evento, entre elas o prefeito Mario Celso Lopes, os vereadores Fabricio Mazoti, Elaine Vogel, Rodarte Silva dos Anjos e André Lopes, Guilherme Piai (Diretor Estadual ITESP), Ailton Sadao Moryama (INCRA), além de representantes do IAC - Instituto Agronômico de Campinas, APTA Eegional, CATI Regional e Piracicaba, CDA, Carla Guerra (FEA), Marcio Torrente (ETEC) e das prefeituras de Ilha Solteira, Castilho, Mirandópolis, Guaraçaí, Brejo Alegre, Murutinga do Sul e Pereira Barreto.

“Estamos nos consolidando como um evento da agricultura familiar que já tem espaço garantido em 2024”, disse Leila Rodrigues destacando a importância da agricultura familiar no país, responsável por 70% da produção de alimentos. “A agricultura familiar é a saída para mudar nosso modelo de produção. Se o campo não planta a cidade não janta”, destacou.

Anúncio

Para o prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, a agricultura é uma das bases fundamentais da sociedade, e os seus personagens verdadeiros guardiões da “mesa” das pessoas. Em sua fala, Mário ressaltou o compromisso do Governo de Andradina com o homem do campo, que vai desde a assistência técnica, reparo de estradas, acesso a maquinários e até mesmo a compra de produtos para a merenda escolar. Ele anunciou um projeto, de nome abundância, que levara irrigação a propriedades rurais retirando água do rio Tietê.

Inventor Rural

O Prêmio Inventor Rural foi um verdadeiro laboratório do campo. Os inventos foram avaliados por representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, da Fundação Itesp / Regional Noroeste; da APTA Regional Extremo Oeste; da CATI Regional de Andradina, da ETC Rural, da Defesa Agropecuária que escolheu:

1º lugar - Maria Jose Michailuc - Lauro Komuro - Jupiá

Mão Amiga - Aparelho para auxiliar na contenção de bovinos

2º lugar -Antônio Pereira -Assentamento Santa Cristina Murutinga Do Sul- Implementação para confecção de Cachepô para suporte de flores (corte de arames e treliçar)

3º lugar -  Jorge Sigari - Assentamento Dois Irmãos - Murutinga do Sul - Implemento Manual Mach

Todas as invenções serão catalogadas e farão parte de um banco de tecnologia acessível a todos os Produtores Rurais.

28/07/2023
AGROFAN