06 JUL 2023
AGROFAN vai abrir espaço para “inventores do campo”
Agricultores se transformam em grandes inventores para melhorar o seu dia a dia no campo. Não é incomum uma grande ideia, na maioria das vezes de execução simples, revolucionar o trabalho nas propriedades rurais. Para valorizar esses verdadeiros “Professores Pardais” a AGROFAN (Feira da Agricultura Familiar de Andradina) vai realizar o concurso Inventores do Campo, uma maneira de premiar a criatividade dos inventos de trabalhadores rurais.

“Em uma Feira voltada à agricultura familiar, nada mais justo de premiar a criatividade. Sempre há novas criações e adaptações que facilitam a vida do produtor rural”, disse a secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, Leila Rodrigues.

A secretaria ainda vai construir um banco de dados com as invenções para que elas sejam referência para outros produtores rurais.

Os inventos serão avaliados por representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, da Fundação Itesp / Regional Noroeste; da APTA Regional Extremo Oeste; da CATI Regional de Andradina, da ETC Rural, da Defesa Agropecuária.

Os prêmios para os inventores serão divulgados até a data final das inscrições (15/07) e a premiação será realizada no dia da AGROFAN (28 de Julho), Dia do Agricultor Familiar

A AGROFAN
Com a proposta de valorizar as ações na Agricultura Familiar, a AGROFAN quer despertar as memórias de como eram as antigas exposições agropecuárias, verdadeiras feira de oportunidades e de apresentação de resultados do campo.

Além de resgatar as tradições e valorizar o agro, do pequeno ao grande, a AGROFAN é uma excelente oportunidade para se inteirar de assuntos pertinentes ao campo. Promovida pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, o evento será realizado no Recinto de Exposições “Miguel Rodrigues da Silva”, onde tradicionalmente era realizada a Expoan, no dia 28 de julho com início as 8h da manhã.

A secretaria aposta na diversidade de atrativos para o público foi para atrair visitantes ao evento, que tem como objetivo o crescimento da agricultura familiar e do trabalho rural. A Expoan era uma festa com um movimento diferente dos dias de hoje.  Bois, vacas, cavalos, porcos e outros animais, muitos premiados, famosos, caríssimos e com status de estrelas, “desfilavam pelo recinto”, onde haviam maquinários, comidas típicas e toda a sorte de coisas ligadas ao campo. “Sem nenhum exagero, nas semanas de festa, o Parque de Exposições se transforma numa minicidade e é esse espírito que queremos resgatar”, disse Leila.

Confira a Programação

09h - Café de boas vindas

09h30 - Abertura Oficial

09h45 - Palestra: Cultivo sem solo - IAC

10h45 - Palestra: Cultura da Banana - APTA Regional

11h45 - Aberto para perguntas relacionadas aos temas

12h às 13h - ALMOÇO (intervalo)

13h - Palestra: Políticas Públicas para aquisições de
alimentos - PAA. ITESP

13h30 - Palestra: Aspectos gerais e experiências no manejo da
bovinocultura leiteira - CATI

14h15 - Palestra: Linhas de créditos para Agricultura Familiar- CATI

14h45 - Palestra: Aspectos gerais sobre a febre aftosa e a utilização
de defensivos agrícolas - Defesa Agropecuária

16h às 18h - Visitação das feiras e estandes instalados no local

18h - Divulgação dos Vencedores “Prêmio Inventor Rural”.

18h às 22h - Show ao Vivo com Lucas e André.