16 MAR 2021
Andradina junta forças a grupo que pretende imunizar 150 milhões de pessoas

Andradina/SP

A Câmara Municipal de Andradina aprovou o projeto do prefeito Mário Celso Lopes que autorizou a aquisição de vacinas para o combate à pandemia de Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos para a área da saúde.
O projeto ganhou o apoio unânime dos vereadores, a exemplo do que tem acontecido em outras cidades da região, como Ilha Solteira e Mirandópolis.

O protocolo de intenções firmado entre municípios de todas as regiões do Brasil visa a aquisição de vacinas para o combate à pandemia do Coronavírus. Vivemos um cenário desalentador, que exige atitudes tempestivas, tanto do Executivo quanto dos pares desta Câmara. Há urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira, não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por desassistência, como também para retornar a atividade econômica, a geração de emprego e renda e o convívio social”, disse o prefeito na justificativa do projeto.

Como Funciona?
Agora que Andradina integra a lista de municípios paulistas que integram o Consórcio entenda como funciona.
O consórcio é de iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos, que coordena a iniciativa, espera que consórcio seja constituído até 22 de março para, então, iniciar a compra de imunizantes. Até o momento mais de 30% dos municípios brasileiros já fazem parte do consórcio, o representaria 125 milhões de brasileiros, ou seja 60% da população nacional.

A expectativa é que seja constituído legalmente até 22 de março para, depois disso, viabilizar a compra dos imunizantes. O presidente da frente, o ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette, afirmou que a frente vai continuar pressionando para que o Governo Federal cumpra sua parte mas que também está atrás também das vacinas de todas as marcas possíveis. “O importante é imunizar a população porque aí acontecem duas coisas muito boas. Primeiro, a preservação da vida, e segundo, a retomada da economia. Parar com abre e fecha, que traz tanto problema pra população", disse.

Entenda
O movimento das cidades brasileiras por mais vacinas na pandemia do coronavírus teve início após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses do imunizante. A Frente Nacional de Prefeitos reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município brasileiro teve a chance de aderir ao consórcio, sem custo para as prefeituras.

A primeira opção do consórcio é a utilização de recursos do Governo Federal para compra de vacinas, mas transferências de recursos por organismos internacionais, participação da iniciativa privada ou mesmo a compra via cota dos municípios serão discutidas.

O grupo tem a palavra do Ministério da Saúde de que não faltaria dinheiro para a compra de vacinas, mas senão, os municípios que entrarem com cota de participação receberão doses proporcionais ao investimento que fizeram. “O que não pode são os prefeitos ficarem assistindo de braços cruzados. Superamos o debate se a vacina faz mal ou não. A população quer se vacinar. Em sua ampla maioria, a população sabe que a vacinação é a solução para o problema", defende Donizette.

Foto - crédito: Secom/Prefeitura

Fonte: SECOM/Prefeitura