Eventos gratuitos convidam a comunidade a conhecer projetos criativos de alunos da rede municipal de ensino
O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeituras Municipal de Andradina, promoveu nos dias 11, 12 e 13 de novembro as Feirinhas dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), uma iniciativa que leva ao ambiente escolar a vivência prática do empreendedorismo desde o Ensino Fundamental. Os eventos foram abertos à comunidade.
A EMEB Ondina Hofig de Castilho foi a primeira a promover o evento, no dia 11 de novembro. Além da exposição de produtos desenvolvidos pelos alunos, o evento contou com apresentações culturais e artísticas dos estudantes, promovendo integração entre escola, cultura e comunidade.
Já no dia 12 de novembro os alunos da EMEB Humberto Passareli também montaram sua feirinha com vários produtos confeccionados pelos próprios alunos. Houve também teatro com personagens que saíram da apostila que os alunos recebem nas aulas do Jepp.
No dia 13 de novembro foi a vez da EMEBI Profa. Maria Vera Quental Tamai apresentar junto com os alunos a Feira anual.
Durante as feirinhas, os alunos apresentaram produtos e serviços desenvolvidos ao longo do ano letivo como brinquedos sustentáveis, alimentos naturais, papelaria artesanal, objetos de decoração e outras soluções criativas. Todos os itens foram idealizados e produzidos pelos próprios estudantes, com base em conteúdos aplicados em sala de aula.
O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp),do Sebrae-SP, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor em crianças e adolescentes por meio de metodologias práticas, lúdicas e integradas ao currículo escolar. Os professores recebem capacitação e, a partir disso, são incentivados a sonhar, planejar, criar e transformar ideias em ações com propósito.
Segundo Rafael Ribeiro, analista de negócios do Sebrae-SP, a proposta tem gerado impactos positivos no desenvolvimento das crianças.
“A cada edição do Jepp, vemos que o empreendedorismo pode, sim, começar cedo, de maneira lúdica e significativa. A Feirinha é o reflexo desse aprendizado: um espaço em que os alunos compartilham seus talentos com toda a comunidade”, destaca.
Os eventos celebram não apenas o encerramento do ciclo do programa nas escolas, mas também o protagonismo estudantil e a valorização da educação empreendedora como ferramenta de transformação social.