08 MAI 2024
Quase 16 mil pessoas passaram pela UPA “sem necessidade”
Casos que poderiam ser tratados no “postinho” estão tomando tempo e aumentando a taxa de espera na UPA 24 horas.
A UPA 24 horas de Andradina já atendeu 42.539 pessoas em 2024, com um aumento significativo no mês de abril. Desse total 15.938 eram casos não urgentes e poderiam ter recebido atendimento em outro tipo de unidades de saúde, como Centros de Saúde e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Se somarmos a esse número a outros 20.393 pacientes com quadros pouco urgentes que passaram por lá, apenas 6.298 tiveram necessidade real e imediata para acessar o serviço da UPA dentro da sua finalidade.

Críticas ao atendimento, principalmente quanto à demora são comuns, mas a grande maioria dos atendimentos no local poderiam ter sido tratados em outras unidades de saúde deixando o atendimento na UPA mais eficiente.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), é principal porta de entrada de casos de emergência, mas o atendimento de casos não emergenciais, que poderiam ser tratados em UBSs o que está impactando negativamente no tempo de espera e de atendimento de casos realmente enquadrados no perfil do local.

Para piorar, na UPA, que habitualmente já conta com um grande fluxo de pacientes, os números de atendimento tem aumentado bastante por conta das “doenças da estação”, impactando também no tempo de espera.

SAIBA QUEM PROCURAR
Você sabe quando se deve procurar uma UBS, UPA, Samu ou Hospital? Reunimos abaixo as informações de acordo com as fontes consultadas e que servem como parâmetros em todo o Brasil.

As UBS são locais onde os usuários do SUS podem receber atendimento médico para diagnóstico e tratamento de cerca de 80% dos problemas de saúde. É nessas unidades que a população tem acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, faz atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e de outras doenças, como tuberculose e hanseníase. As UBS são a porta de entrada do SUS, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
A estrutura simplificada colabora para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico.

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequado a cada caso.

Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU/192 atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.
Os Hospitais devem ser procurados em situações de emergência que necessitam de internação, cirurgias, acompanhamento cirúrgico, exames mais elaborados, maternidade, exames de imagem e casos mais complexos.

UBSs

CENTRO DE SAÚDE I DR EDUARDO RAMALHO
Endereço: Rua Paes Leme; 145

UBS DR NELSON RODRIGUES MARTINHO (MINEIRA)