08 MAI 2024
INFLUENZA: Médico faz apelo aos pais para que vacinem suas crianças

Em decorrência do aumento da demanda por leitos intensivos e de enfermaria por crianças acometidas de doenças respiratórias, o coordenador do Serviço de Neonatologia e Pediatria Intensiva da Santa Casa de Andradina, professor-doutor Anderson Dutra, faz um alerta aos pais, autoridades de Saúde Pública e do Judiciário e  gestores municipais   em relação ao esgotamento da estrutura do hospital e à necessidade de elaboração urgente de um plano de contingenciamento “ para próximos meses , quando as doenças respiratórias aumentam, estaremos e deveremos ficar, em alerta máximo”.

O aumento de internações de crianças com doenças respiratórias começou há aproximadamente dois meses e atingiu o pico há duas semanas, ocasião em que os 10 leitos da UTI Neonatal e Pediátrica foram insuficientes para atender as demandas diárias.  A Pediatria possui 19 leitos, que têm registrado 100% de ocupação diária.

As duas unidades atendem os 40 municípios da região de Araçatuba em todas as patologias e os casos de urgência e emergência  que correspondem à aproximadamente 90% do fluxo diário de internações. A possibilidade de esgotamento de ambas as estruturas voltadas ao tratamento de crianças de 0 a 14 anos é uma preocupação constante do coordenador do Serviço e do corpo diretivo da Santa Casa de Araçatuba.

Segue o  comunicado do prof.dr. Anderson Dutra:

Carta à comunidade

Caros munícipes de Araçatuba e região:

Venho fazer um alerta, em especial aos pais e mães, principalmente de filhos menores que 5 anos, que, no momento, estamos diante de um aumento expressivo de doenças respiratórias na infância, com situações de gravidade, em especial, aquelas menores que 1 ano. Tal fato se deve à circulação de diversos vírus na comunidade, em especial o Vírus Sincicial Respiratório.

Dois estados, Santa Catarina e Matogrosso, já declararam estado de emergência sanitária. Como a nossa Santa Casa responde por 40 municípios, atendendo aqueles que precisarem via sistema de regulação de vagas, estamos diante de uma superlotação de leitos, o que obrigou a instituição a elaborar uma estratégia de gerenciamento de leitos na última quinta-feira, para que as crianças pudessem ser atendidas de maneira plena e organizada.

Porém, alerto à comunidade que devemos vacinar nossas crianças a partir de 6 meses, com o calendário disponível na rede pública, evitar os contatos desnecessários, e que, em virtude dos próximos meses, quando as doenças respiratórias aumentam, estaremos e deveremos ficar, em alerta máximo.

Para tanto, a Santa Casa de Araçatuba necessita que um plano emergencial seja construído com o apoio de todos os setores, promotoria pública, secretários de saúde dos 40 municípios e diretor da DRS 2, Dr. Francisco Balsalobre, para que nenhuma vida seja perdida e possamos enfrentar mais esse desafio com honra e senso de justiça.

Prof. Anderson Dutra, pediatra, neonatologista e intensivista pediátrico.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024