16 ABR 2024
Criminosos destroem luminárias poucas horas depois de praça ser iluminada
As novas e modernas luminárias de tecnologia led instaladas na Praça “Zé Esteves” no Jardim Nova Esperança foram destruídas horas depois da praça ser iluminada. Foram aproximadamente 50 luminárias destruídas com um prejuízo estimado de R$ 15 mil. A luz que deveria ser uma arma para evitar vandalismo foi o alvo da destruição. O valor do prejuízo é significativo, pois trata-se de uma iluminação diferenciada.

A iluminação de tecnologia LED está levando mais segurança em todos os bairros da cidade, mas não foi benvinda no Nova Esperança. Mesmo antes das luminárias serem instaladas aconteceu o furto da fiação de cobre, um primeiro alerta ao vandalismo que se seguiu.

Nas poucas horas de “luz” na praça um espetáculo, para os olhos dos moradores de bem, que comemoravam o fim de um dos pontos mais escuros da cidade. Ao cair da madrugada, a ação criminosa de vândalos, provavelmente para manter o local escuro para atividades ilícitas, destruíram totalmente o projeto de um “bosque iluminado” com áreas de convivência para as famílias.

O bairro tem um histórico de depredações, que já atingiram o playground infantil instalado nas proximidades da praça e também a Arena Beach, que constantemente tem a sua iluminação led solar depredada.

A polícia foi acionada e investiga o caso, mas a denúncia de moradores, que possam levar a identificação da autoria do crime é essencial.