15 ABR 2024
ESPORTE
Jogos da Melhor Idade 2024: Andradina vai participar da fase regional em Araçatuba
Começa nesta terça-feira (16) a 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2024, destinados a atletas com idade a partir de 60 anos. A etapa inaugural do torneio vai acontecer no município de Casa Branca entre os dias 16 e 21. Passada essa etapa, o Jomi viaja para mais sete cidades até a final estadual, que acontece em Itatiba, em junho (veja calendário abaixo). Andradina participa da fase regional de Araçatuba (29/4 a 5/5_
São 14 modalidades em disputa (atletismo, buraco, bocha, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez) e os campeões nos naipes masculino e feminino de cada modalidade se classificam para a final estadual, onde será consagrado o município campeão.

O Jomi é destinado a atletas com idade a partir de 60 anos e, em algumas provas de natação e atletismo, é permitida a participação de pessoas com 90 anos ou mais.
A expectativa é de que, somadas as oito etapas regionais, mais de 15 mil atletas estejam envolvidos na competição. Para a final estadual, prevê-se algo em torno de 3 mil pessoas.

Em 2023, o município de Sorocaba ficou com o troféu de campeão, seguido por São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto.

Conheça as modalidades do torneio:

BURACO – Tradicional no Brasil, o buraco é jogado com dois baralhos de 52 cartas cada, num total de 104 cartas na mesa. Ele pode ser disputado por dois jogadores ou duas duplas e o objetivo é fazer o maior número de pontos, com a pontuação sendo calculada a partir das combinações de cartas que os jogadores baixam para a mesa.

BOCHA – Semelhante ao boliche, mas com regras completamente diferentes. Cada jogador recebe quatro bolas e os pontos são marcados quando a bola se posiciona o mais próximo possível do bolim, a bola menor que é lançada inicialmente como alvo. Uma partida de bocha pode ser disputada entre duas pessoas ou entre equipes e ganha quem que tiver a bocha mais próxima do bolim ao final dos lançamentos.

VÔLEI ADAPTADO – Assim como no vôlei convencional, o vôlei adaptado é jogado em uma quadra, com uma rede dividindo a quadra ao meio. A diferença é que o atleta pode segurar a bola antes de passar a um companheiro ou de arremessá-la ao campo adversário. É também proibido saltar com a bola sob domínio.

DAMAS – Com mais de 5 mil anos de existência, a damas é um jogo de tabuleiro com um objetivo simples: eliminar as peças do seu adversário. Para isso, é necessário pular sobre as peças para capturá-las.

COREOGRAFIA – Equipes com no máximo 12 integrantes se apresentam no tempo entre 3 e 5 minutos. Não é uma exibição musical. Os grupos iniciam a apresentação com um ‘release’, que é uma introdução da temática da coreografia. São julgados cinco aspectos técnicos para determinar o vencedor: composição coreográfica, utilização espacial, ritmo e sincronismo, visual e originalidade e técnica e execução.

MALHA – Na malha, cada equipe (com dois ou quatro membros) lançam as malhas, ou discos, na intenção de derrubar o pino da outra cabeceira ou deixar a malha o mais próximo possível do alvo.

XADREZ– O tabuleiro é dividido em 64 casas, nas cores branca e preta. De um lado ficam as 16 peças brancas e de outro, a mesma quantidade de peças, na cor preta. Cada jogador tem direito a um lance por vez. Vence quem ‘comer’ as peças do oponente, configurando assim o xeque-mate.

NATAÇÃO – São sete categorias em disputa e as distâncias são determinadas de acordo com a faixa etária. As provas em disputa são nado livre e nado costas, e os atletas podem optar por competir em ambas.

TÊNIS – Jogos disputados em melhor de dois sets. Em caso de empate em 1 a 1, um set desempate é disputado. Os atletas se dividem em duas categorias: A, de 60 a 69 anos, e B, acima dos 70.

TÊNIS DE MESA – Jogos disputados em melhor de cinco sets de até 11 pontos. Os atletas se dividem em duas categorias: A, de 60 a 69 anos, e B, acima dos 70.

DANÇA DE SALÃO – Dança entre casais. São três categorias em disputa: A (dos 60 aos 69 anos), B (dos 70 aos 79 anos) e C (acima dos 80). Na categoria A, os estilos são samba e tango; no B, valsa e samba, e no C, valsa e bolero. O corpo de jurados avaliará critérios como diversidade de passos, expressão, elegância, ritmo e sincronismo.

DOMINÓ – Cada jogador tem sete peças numeradas em mãos. A missão é dar continuidade a peças que são jogadas na mesa e ser o primeiro a se livrar de todas as suas peças.

ATLETISMO – São sete categorias, que vão dos 60 anos até 90+, e duas modalidades de provas: a de pista, que é corrida, e a da campo, que é o arremesso de peso. Cada categoria tem uma metragem para definição do vencedor distinta.

TRUCO – Geralmente é jogado por quatro pessoas, uma dupla contra a outra. Cada integrante recebe três cartas, cada rodada tem três turnos e quem tiver mais vitórias ganha um ponto. Os participantes podem ganhar três, seis, nove ou 12 pontos se algum jogador pedir truco e for aceito.

Veja por onde o Jomi 2024 vai passar:
  • Casa Branca – 16 a 21/4
  • Bebedouro – 29/4 a 5/5