10 ABR 2024
SAÚDE
Governo de Andradina disponibiliza dose única de vacina contra o HPV em todas as UBSs
Imunização protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e também verrugas genitais
A Secretaria de Saúde do Governo de Andradina está disponibilizando a dose única para vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Andradina. Segundo a secretária de Saúde de Andradina, Maristela Marinho a recomendação é para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária.

Imunossuprimidos e vítimas de violência sexual, que também podem receber a vacina do HPV na rede pública de saúde, continuarão com o esquema recomendado anteriormente, de duas ou mais doses, conforme cada caso.

Distribuída gratuitamente pelo SUS, a vacina contra o papilomavírus humano dos subtipos virais 6, 11, 16 e 18 (recombinante) é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero. Os tipos 16 e 18 contidos na vacina causam cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero, que é a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 80% da população sexualmente ativa será contaminada, em algum momento da vida, pelo HPV, vírus responsável pela infecção da pele ou mucosa (oral ou genital) de homens e mulheres, sendo transmitido majoritariamente por meio de relações sexuais. A maioria das pessoas não apresenta sintomas e sequer sabe que estão infectadas, tendo em vista que o vírus pode passar anos sem manifestar-se no organismo.

De acordo com os dados da SES, a cobertura vacinal em todo o estado até 2023 foi de 77,1% na primeira dose para meninas, caindo para 60,6% na segunda dose. Já para os meninos, a cobertura vacinal no ano passado foi de 53,2% na primeira dose e de apenas 33,7% na segunda. Vale ressaltar que para os homens, a vacina pode proteger contra o câncer de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, a imunização previne mais de 90% das verrugas genitais.
Podem se vacinar de forma gratuita pelo SUS:
  • Meninas e meninos de 9 a 14 anos
  • Pessoas de 9 a 45 anos em condições clínicas especiais, como as que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos (imunossuprimidos)
  • Vítimas de abuso sexual
  • Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR)

Saiba Onde
UBS Adilson Dantas - R. Jean Bernard n° 643, Jd Europa

UBS Mineira - Rua Iguaçú, n° 1195.
Das 8h às 12h :

UBS BENFICA - R. Monsenhor Vitor Assuite, n° 2004.
Das 8h às 12h :

UBS Leste - R. Presidente Dutra, n° 387, Jd Santa Cecília.
Das 8h às 11h:

Centro de Saúde - R. Paes Leme, n° 145