14 MAR 2024
Hospital Ritinha Prates faz entregas de cadeiras de rodas motorizadas
Mais de 80 andradinenses que fizeram a avaliação do Hospital Ritinha Prates em parceria com o Governo de Andradina vão receber cadeiras de rodas novas.

O anúncio foi feito a prefeito Mário Celso Lopes e à secretária de Saúde, Maristela Marinho durante a entrega de 31 cadeiras de roda motorizadas, de fabricação alemã, na manhã desta quinta-feira (14) na quadra Poliesportiva da APAE de Andradina, cedida para o evento pela diretora Lídia Nakaguma.

Antes de receber as cadeiras os novos usuários do equipamento receberam instruções. Devida a quantidade de novas cadeiras elétricas, que transitam em ruas e prédios fechados, será preciso que motoristas, motociclistas e ciclistas fiquem atentos.

Segundo o representante do Hospital, Adriano Montovan Profissionais, o Centro Especializado em Reabilitação IV Ritinha Prates (CER IV Ritinha Prates), realiza o trabalho desde 2015 e essa foi a primeira vez que Andradina faz uma ação de busca ativa por pessoas que necessitem dos equipamentos.

“As demais entregas vão acontecer em breve e, mesmo que não recebam o mesmo modelo, as pessoas estarão recebendo cadeiras que são adequadas a seu peso, altura e necessidades. Desde 2015 o ritinha Prates já entregou mais de 9 mil cadeiras em 40 cidades do Noroeste Paulista”, explicou Montovan.

“Hoje, o presente vai para vocês”, disse o prefeito Mário Celso Lopes na entrega, acompanhado da Primeira Dama, Juçara Lopes. Muito feliz pela entrega, Mário parabenizou o vereador professor Luzimar autor de um pedido que culminou neste processo. “Eles agora podem dizer que tem um modelo alemão na garagem”, descontraiu o prefeito.

A entrega também contou com a participação das vereadoras Elaine Vogel e Eloá Pessoa, da subsecretária de Saúde Jamile Canassa, do coordenador Rodrigo Crivelli, da diretora da Apae, Lídia Nakaguma além de familiares e equipes de saúde

Segundo a secretária de Saúde, Maristela Marinho, todo o processo doRitinha Prates é impecável. “Os profissionais entrevistaram 81 cidadãos para saber qual o equipamento adequado para cada um.  A busca ativa faz parte da campanha do Ritinha Prates para levar gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), a usuários de cadeiras de rodas, a maioria nunca imaginou um dia possuir um equipamento tão moderno”, disse.

Os equipamentos são adquiridos por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação. O FAEC foi criado pelo Governo Federal em 1999, com a finalidade de arcar com os pagamentos dos procedimentos de alta complexidade em pacientes com referência interestadual, próprios da Câmara Nacional de Compensação, e dos decorrentes da execução de ações consideradas estratégicas.

Campanha Permanente
Independentemente da busca feita pelo Ritinha Prates, o usuário deve estar atento e seguir critérios para ter acesso aos equipamentos. O primeiro passo é procurar a UBS mais próxima. Constatada a necessidade do usuário, a solicitação é enviada à Secretaria de Saúde de Araçatuba, que agenda uma avaliação do usuário. No final, estando tudo certo, o usuário recebe de graça o equipamento adequado.