14 MAR 2024
Iluminação LED começa a mudar o “contorno” da cidade
Andradina 100%. Asfalto, tratamento de esgoto e iluminação LED mais clara e segura para todos os bairros da cidade. Tudo acontece ao mesmo tempo, mas no caso da iluminação, os efeitos são instantâneos, é como se descobríssemos uma outra cidade no período noturno, mais segura e bem iluminada.

O programa de iluminação 100% LED na cidade atende a meta do Prefeito de Andradina Mário Celso Lopes de dar um imenso passo para a segurança pública do município com tecnologia e inovação. Além da equipe contratada pela Prefeitura, que estão executando a troca de 6,5 mil pontos de iluminação pública, a Elektro/Neoenergia está fazendo a troca de mais 2,5 mil pontos e outro contrato da prefeitura vai mudar a iluminação de todas as praças públicas da cidade.

Atualmente o trabalho de iluminação led está atuando na praça do bairro Nova Esperança e em várias frentes de trabalho no perímetro urbano da cidade.

Ao todo são 9.000 pontos de iluminação pública da cidade de Andradina que serão totalmente substituídos por iluminação de LED trazendo uma luminosidade maior segurança pública para a cidade de Andradina.

O sucesso das novas luminárias Led vista em praças públicas, avenidas, marginais e equipamentos esportivos, vai chegar à vida de todos os andradinenses. A nova tecnologia que é infinitamente melhor da atual, composta por lâmpadas de vapor de mercúrio e vapor de sódio.

Segundo o secretário de Obras, Geraldo Pilla, o projeto de mudança de tecnologia na iluminação pública está na pauta do Governo de Andradina há alguns anos, mas graças a qualidade nos investimentos públicos e austeridade nos gastos, o momento propício para que isso seja realidade chegou, com o barateamento da tecnologia e precaução nas compras. Para se ter uma ideia, na primeira tomada de preço realizada pelo Governo de Andradina, a luminária de 200W foi cotada a um preço de R$ 842 (oitocentos e quarenta e dois Reais) e na última chegou a R$ 139 (Cento e trinta e nove Reais) uma diferença de R$ 703 (setecentos e três Reais) por unidade.

Além de praças públicas essas luminárias já podem ser vistas em toda a extensão das marginais de acesso à cidade com acesso à rodovia Marechal Rondon, onde foram trocadas aproximadamente 150 luminárias. A Avenida Guanabara, Paes Leme Mall Street, todas as Arenas Beach e outros pontos estratégicos da cidade já receberam a mesma tecnologia. No prolongamento da avenida Guanabara, em seu canteiro central, foram implantados luminárias LED/SOLAR, autossustentáveis e que não representam nenhum gasto para os cofres públicos.