27 SET 2023
MEIO AMBIENTE
Sem previsão de chuvas, Andradina continua em estado de alerta por conta das altas temperaturas
Com 40°C, Andradina registrou a maior temperatura dos últimos meses nesta terça-feira (26), segundo o Climatempo. A umidade relativa do ar teve mínima de 15%, abaixo, muito abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60%.

Ainda segundo o Climatempo as máximas de temperatura nos próximos dias vão oscilar entre 36 e 38ºC, sem previsão de chuvas.

A Defesa Civil renovou o alerta para altas temperaturas e baixa umidade, devido à forte massa de ar quente que cobre o Estado de SP.

Institutos de meteorologia alertam de calor extremo no noroeste paulista
 O meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru (SP), Thiago Guerreiro, informou que “para a estação da primavera é previsto que ocorra chuvas acima da média e temperaturas acima da média sobre todo o estado paulista”, afirma o meteorologista.
O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Inmet aumentar o nível do alerta e colocar mais estados sob um aviso de "grande perigo" por causa das temperaturas acima da média. O mais recente alerta do Inmet é da categoria "vermelho", que significa "grande perigo".
Ao todo, são nove estados sob o alerta: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024