25 SET 2023
Região pode viver onda de calor por mais um mês
Os meteorologistas indicam que o ápice da onda de calor vai chegar esta semana fazendo o andradinense conviver com altas temperaturas pela primeira semana da primavera. Algumas áreas pelo interior do Brasil podem até conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro.

A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

De acordo com a Climatempo, temperaturas iguais ou acima dos 40°C serão registradas, "por vários dias", em várias áreas, incluindo o oeste e norte de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

"Alguns dias desta onda de calor da última semana do inverno de 2023 poderão ser comparados à onda de calor extrema que o Brasil viveu na primavera de 2020", analisam os meteorologistas.

A Climatempo afirma que a onda de calor da primavera de 2020 mudou a climatologia (área que estuda o clima) de calor no Brasil. "Antes desta onda de calor da primavera de 2020, a maior temperatura no país era no dígito 43°C. Depois dela, a base mudou para 44°C (Cuiabá, 30/09/2020)", analisa o serviço de meteorologia.

"Em pontos isolados do Centro-Oeste e da Região Sudeste, os modelos numéricos chegam a projetar marcas ainda mais altas como 43ºC a 45ºC no final desta semana e durante o próximo fim de semana, em particular no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo", afirma a meteorologista Estael Sias.

O pico da onda de calor deve atingir o interior de São Paulo nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, as temperaturas podem chegar aos 41°C. O calorão é formado por uma massa de ar quente e seco que predomina sobre a região sudeste do Brasil.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024