25 AGO 2023
Capricho incrementa pratos da merenda escolar em Andradina
Fazer a criançada comer frutas, verduras e alimentos saudáveis é uma luta para muitos pais, mas em Andradina, as escolas municipais estão superando essa dificuldade com um cardápio criativo e colorido.

O efeito pode ser sentido principalmente nas crianças menores matriculadas nos CEIs (Centros de Educação Infantil) onde, com muita criatividade e capricho, os alunos literalmente raspam o prato.

Além de caprichar na apresentação dos pratos, os alimentos usados são frescos, saudáveis e produzidos por agricultores familiares locais.

As escolas municipais contam com cardápio elaborado por equipe técnica, composta por nutricionistas. A merenda é produzida na Cozinha Piloto e levada as CEIs, onde as merendeiras dão um talento na hora da apresentação.

“A merenda oficial é um mesmo cardápio em todas as CEIs e a apresentação fica por conta de cada gestora e suas equipes. Eu fico encantada com tanto “amor” na apresentação, porque isso não existia e agora elas tem muito orgulho de fazer um prato bonito de cuidar da apresentação para as crianças. Nos trocamos fotos e a cada dia elas aproveitam pra fazer melhor que ontem”, disse a Secretária de Educação, Estela Cassiolato Goda.

Agricultura familiar

Para ter sempre alimentos frescos, há estreito contato com os produtores locais. Eles produzem hortaliças, frutas, ovos, manteiga, ente outros produtos que são adquiridos para a merenda escolar na cidade.

Como a alimentação escolar é regida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), quase 100% dos produtos frescos são provenientes da agricultura familiar.

O Conselho de Alimentação Escolar de Carandaí é outro aliado importante nesse trabalho e aprova a política de melhoria da merenda na cidade.