24 AGO 2023
Educação faz encontro sobre Plano da Primeira Infãncia em Andradina
Os envolvidos no “fazer em Educação” da Secretaria Municipal de Andradina, tiveram um dia intenso de trabalho com a Comissão Municipal responsável pela construção do Plano pela Primeira Infância.

Com a finalidade de promover, elaborar e coordenar a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância de Andradina  foi constituída uma   Comissão  Municipal  Intersetorial  integrada por representantes dos de diversos  segmentos da Sociedade Andradinense, realizando a primeira reunião em 22 de agosto de 2023  iniciando a elaboração do Plano.

No mesmo dia a Secretaria Municipal de Educação durante o  horário de HTPC promoveu uma palestra para todos Gestores, Diretores, professores dos CEIs e EMEIS, Comissão Municipal e comunidade convidada, proferida pelo  palestrante Oliver Lima com o tema : Primeira Infância: Compromisso de todos com o período inaugural da vida. A palestra teve como grande objetivo sensibilizar os profissionais que trabalham com a Primeira Infância sobre a importância dessa fase e também da necessidade de efetivação dos direitos ao público da primeira infância.

O encontro formativo "Primeira Infância: compromisso de todos com o período inaugural da vida", reuniu cerca de 300 profissionais de creche e pré-escola da Rede de Ensino refletiram sobre a importância das ações intersetoriais na promoção do máximo desenvolvimento infantil.

Os debates circularam sobre a importância das intervenções positivas nos 6 primeiros anos de vida e a disponibilidade ética para acolher e atender as crianças em suas necessidades, potencialidades, desejos e especificidades.

“Acreditamos que o melhor investimento a ser feito é na Primeira Infância. Andradina também acredita que o Brasil do futuro começa agora", disse a Secretária de educação Estela Goda.

Entenda

O mês de agosto foi instituído como o  Mês da Primeira Infância por meio da  Lei nº 14.617 de 2023 que visa promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 anos de idade e a suas famílias. Esse mês tem o objetivo de promover educação continuada e valorização dos profissionais que atuam com crianças na primeira infância e com suas famílias; e disseminação da importância do investimento na primeira infância, com vistas à promoção e ao desenvolvimento de políticas, de programas, de ações e de atividades para garantir prioridade e efetivação dos direitos ao público da primeira infância.

O Decreto Nº 7.626/2023  instituiu  a Comissão Intersetorial Municipal   Responsável pela   elaboração  do  Plano  Municipal pela Primeira Infância  PMPI de Andradina-SP, de duração decenal, abrangendo  os    direitos  da  criança  de  0  até  6  anos  de  idade,  com abordagem intersetorial e a participação das instituições e setores do  governo  municipal  e  da  sociedade  civil.

São conteúdos prioritários do Plano Municipal pela Primeira Infância:  a  saúde,  a  alimentação,  a  educação  infantil,  a  convivência familiar  e  comunitária,  a  assistência  social  à  família  da  criança,  a cultura,  o  brincar  e  o  lazer,  o  espaço  e  meio  ambiente,  a  proteção contra toda forma de violência, prevenção a acidentes, medidas que evitem  a  exposição  precoce  à  comunicação  mercadológica  e  a indução ao consumismo.