23 AGO 2023
Merenda passa a servir ovos caipiras orgânicos, com valor nutricional maior
A Merenda Escolar passou a servir ovos caipiras orgânicos para os cinco mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Segundo explica a secretária de Educação Estela Goda, o ovo de granja fazia parte da merenda escolar na rede mas graças a política de melhoria em qualidade na merenda escolar o ovo caipira orgânico foi a opção escolhida porque tem maior valor nutricional e são adquiridos da agricultura familiar. “A superioridade nutricional do alimento em comparação ao ovo natural ou de granja é incomparável”, disse.

Além dos benefícios a saúde e nutrição, a medida criou um novo mercado para os produtores rurais familiares escoarem sua produção.

Em Andradina, todo o cardápio da alimentação escolar é elaborado respeitando o perfil de cada fase do aprendizado. Esse cardápio é composto por proteínas, carboidratos e gorduras importantes na alimentação, além de hortaliças adquiridas através da agricultura familiar.

Vantagens
Mais naturais, os ovos orgânicos vêm de galinhas criadas soltas, sem fertilizantes, hormônios, antibióticos ou agrotóxicos, e que são alimentadas com comida orgânica.

Já o ovo de granja, seja branco ou vermelho, é fruto de um tratamento altamente estressante da galinha, cujo único objetivo é atingir uma produção em escala justamente para baratear o preço.

Mas as vantagens dos ovos orgânicos sobre os ovos comuns não param por aí.  O ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico. Estudos dizem que galinhas criadas assim, soltas, põem ovos com cerca de quatro vezes mais vitamina A do que os de granja. Também possuem alta fonte de ômega 3, que é essencial para a saúde.

Além disso, estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (USP) encontrou três vezes mais retinol no ovo caipira do que no ovo de granja. O ovo de galinha caipira possui teores consideravelmente maiores de carotenóides totais, substâncias antioxidantes que são precursoras da vitamina A. Por serem antioxidantes, pode-se dizer que os carotenóides comportam-se como “vigilantes”, protegendo o organismo dos danos causados pelos radicais livres.