18 AGO 2023
EDUCAÇÃO
Merendeiras de Ribas do Rio Pardo vem conhecer a experiência andradinense com  a Alimentação Escolar
Que a merenda escolar servida nas escolas de Andradina é campeã de aprovação entre os alunos já não é novidade, mas agora ela serve de exemplo para outros municípios.

Na manhã desta sexta-feira (18) o prefeito de Ribas do Rio Pardo (MS) João Alfredo Danieze e a Primeira Dama Maria José Alves, comandaram uma comitiva de merendeiras e outros profissionais ligados a alimentação escolar para conhecer a experiência da educação de Andradina com a Merenda Escolar.

Na oportunidade eles puderam presenciar todos os processos que envolvem a alimentação de mais de cinco mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, que envolvem desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos, incluindo duas escolas em tempo integral.

Desde que assumiu o Governo de Andradina, Mário Celso Lopes priorizou investimentos em Educação e a revolução também passou pela merenda. A Cozinha Piloto estava há seis anos em obras e nunca havia sido concluída sendo a prioridade do governo posta em funcionamento há tempo do início do ano letivo de 2021.

Muitas mudanças se seguiram para um cardápio mais nutritivo e saudável para enfrentar o período escolar. As as carnes que eram adquiridas congeladas agora são frescas, leite integral substituiu os achocolatados, a manteiga substituiu a margarina, foram diminuídas as quantidades de embutidos e aumentaram a presença de proteínas saudáveis como peixes e todos os legumes, frutas e verduras são comprados de produtores da Agricultura Familiar, garantindo um produto orgânico e fresco.
Segundo a secretária de Educação, Estela Cassiolato Goda, toda a mudança foi possível graças ao aval do prefeito em tudo o que é de melhor para a Educação.

Estela ainda informou que os cardápios da merenda atendem a grupos distintos, com todo o cuidado para as fases do aprendizado. Alimentação rica em todas as categorias, mas respeitando as necessidades de cada grupo, seja do período normal, da educação infantil ou nos períodos integrais.

Segundo o prefeito de Ribas do Rio Pardo ele conheceu a merenda andradinense através de fotos dos pratos servidos todos os dias, o que chamou a atenção para a revolução que estava acontecendo na Educação por aqui. “Toda essa experiência adquirida aqui vai servir de espelho para nosso trabalho lá em Ribas e temos certeza que foi um grande dia para as nossas merendeiras”, disse.