15 AGO 2023
Governo de Andradina serve até salmão grelhado no cardápio da merenda
Cada vez mais a Prefeitura de Andradina tem investido no cardápio para que as refeições servidas aos 5 mil alunos da Rede Municipal sejam mais saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças.

“Uma cozinha familiar e cheia de afeto”, disse a secretária de Educação Estela Cassiolato Goda.

Diariamente, a Cozinha Piloto é responsável por fazer mais de 5 mil refeições. Desde o início do mandato do prefeito Mário Celso Lopes a educação tem sido levada como prioridade e, o primeiro feito para isso foi o de terminar a Cozinha Piloto, cujas obras inacabadas aguardavam seis anos pela conclusão. “Nosso prefeito permite, até exige, investimento em qualidade em tudo o que se faz pela educação”, disse Estela.

Além de agilizar o processo e ter equipamentos de ponta, o que vai para os pratos das crianças também sofreu uma revolução, com o fim da grande parte dos embutidos, dos congelados e o consumo de frutas e verduras vindos direto da Agricultura Familiar. O cardápio da merenda escolar é de comida de verdade. Também são fabricados 5 mil pães todos os dias, servidas com manteiga e não margarina. O leite fresco também substituiu o achocolatado.

Mais refeições e mais qualidade
Os alunos das escolas em tempo integral (Ondina Hofig de Castilho e Dr Humberto Passarelli) os alunos recebem quatro refeições diárias. Eles começam o dia com um café da manhã, recebem uma fruta as 10 horas, almoço e um café da tarde. Refeições bem equilibradas para que a jornada dupla seja a mais produtiva possível.

Os cardápios têm uma variedade entre os ingredientes: carne bovina, frango, peixe, hortaliças e frutas variados e grãos. Os alunos já elegeram as suas preferências, como o estrogonofe de frango, com arroz e batata palha ou a eventual feijoada.

Nesta terça-feira (15 de agosto) os alunos de tempo integral receberam no almoço salmão grelhado com batatas sauté, acompanhado de arroz, feijão preto e salada. A inclusão de mais peixe na merenda segue recomendação de nutricionistas envolvidos na elaboração do cardápio e que são responsáveis pela qualidade da comida.

Todo o trabalho de elaboração de cardápio é baseado nas Normas e Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proíbe alimentos com baixo valor nutricional como refrigerantes, refrescos artificiais, chá pronto para consumo ou bebidas similares. Restringe também outros produtos como enlatados e doces e recomenda alimentos básicos e naturais.