25 JUL 2023
Defesa Civil mantém alerta máximo contra queimadas
A seca prolongada que assola o Estado faz com que o Governo de Andradina, através da Defesa Civil Municipal, mantenha um nível elevado de alerta queimadas. A equipe da Defesa, coordenada por Luis Ramos Neto, tem lçink direto com a Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e brigadistas voluntários trabalham de forma incansável para combater os focos de incêndio que surgem nesta época do ano.

“Vivemos uma seca muito prolongada e estamos com uma umidade relativa do ar menor e a fixação de água nas plantas também reduziu dentro”, alerta.

Em 98% dos casos, os incêndios são provocados por descuidos ou deliberadamente para promover a limpeza de terrenos.

O Governo Andradina faz um apelo a toda a população no sentido de reforçar os cuidados para evitar queimadas. É preciso um esforço comum para evitar qualquer tipo de ignição, qualquer tipo de fogo em áreas abertas.

São imprescindíveis cuidados com escapamentos de veículos nas estradas e ações educativas, como jamais jogar pela janela de veículos bitucas de cigarros ou palitos de fósforos. Reforçar a vigilância preventiva e imediatamente comunicar as autoridades sempre que surgirem novos focos são atitudes essenciais.

Denuncie
Queimar áreas de vegetação durante o período seco é crime e queimadas urbanas é proibido o ano todo. A pessoa que for flagrada praticando esse tipo de ato pode ser multada e responder por crime ambiental. As redes sociais são comumente utilizadas para reclamações do gênero em Andradina, mas o munícipe que flagrar uma queimada pode denunciar o caso à Secretaria que tomará todas as providências para que esse crime ambiental seja punido.

Queimadas urbanas são crimes previstos por lei e podem ser denunciados via telefone: (18) 3723-6292 ou por WhatsApp: (18) 99621-7347.

A orientação é de que o Corpo de Bombeiros também seja acionado, em caso de queimadas, pelo telefone 193.