30 JUN 2023
Em reunião de lideranças Governo do Estado vem ao interior ouvir prefeitos
Mais de uma centena de lideranças regionais estiveram no salão de reuniões do Wakanda Resort, para um encontro promovido pelo Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo), aproximando o Governo de São Paulo dos municípios.

“O Governo de São Paulo se faz presente no interior, encurtando esse caminho e trazendo sempre boas novas”, disse o prefeito anfitrião, Mário Celso Lopes.

O encontro teve a participação do Secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), o Secretário de Estado do Turismo Roberto Lucena, o Subsecretário de Governo Rubens Cury, além dos prefeitos Cristiano Eleotério (Murutinga do Sul), Paulinho Boaventura (Castilho), Fernandinho (Nova Independência), Airlton José Gomes (Guaraçaí), Alex Arruda (Guararapes), Márcio Luiz Cardoso (Guzolândia), Otávio Gomes (Ilha Solteira), Fábio Dourado (Itapura), Odécio Rodrigues (Lourdes), Ademiro Olegário (Mirandópolis), Edson Silva (Monte Castelo), João Altayr Rodrigues (Pereira Barreto), Júlio Cezar Filesmino (Rubeácea), Roberto Doná (Santo Antônio do Aracanguá), José Luiz Gava (Suzanápolis) e Carlos Alexandre Pereira (Valparaíso). O encontro atraiu também vereadores e lideranças como Marco Pilla, “Embaixador” da região no Governo do Estado de São Paulo.

A pauta da reunião foi livre, com manifestações dos prefeitos sobre seus pleitos juntos ao Governo de São Paulo e palavras dos secretários sobre a atuação do Governador Tarcísio de Freitas até hoje e as novidades para o segundo semestre.

Em especial, o presidente do Ciensp e prefeito de Murutinga, Cristiano Eleotério, falou em nome dos municípios que representa a respeito da “guerra fiscal” vivida pela região pela proximidade da fronteira com o Mato Grosso do Sul, que oferece benefícios fiscais que não são praticados em São Paulo. “Sei que nós temos a porta aberta com o governo, que aliás, não tem portas, está sempre aberto. Então peço que tenham um olhar especial do Governo do Estado para nossa região. São cidades pequenas mas cidades guerreiras”, disse Cristiano.

Ao usar a palavra Mário Celso disse que Gilberto Kassab sabe mesmo olhar para as dificuldades das cidades, pois ele mesmo foi prefeito da maior cidade da América Latina, a cidade de São Paulo. “É um dia de honra estar recebendo um Governo que tem um pé no interior. E um governo sensível das necessidades de cada cidade. Temos a imagem do homem caipira do interior, que possui uma coragem inigualável e capacidade de produzir. Possuí um agro vigoroso, mas ainda temos muitas deficiências. Não vivemos em cidades com infraestrutura gigantesca, nós moramos em cidades pequenas e acolhedoras e mesmo assim estamos no Estado de São Paulo, que é o estado mais poderoso da nação brasileira”, disse Mário Celso Lopes.

Gilberto Kassab tranquilizou os prefeitos a região, dizendo que o Governo de Tarcísio de Freitas tem um projeto especial para cada município. Nos primeiros meses de mandato a missão foi não parar nenhum compromisso ou projeto do Governo anterior. “Todos os compromissos foram cumpridos e o Estado continuou andando, diferente do comum praticado por outros governos de parar todas as atividades do antecessor. Agora, já em julho, vamos fazer tudo o que foi deixado para esse momento”, disse Kassab.

O secretário falou que o diferencial agora são projetos individuais para cada cidade, onde o governo vai fazer uma agenda de investimentos programados para os próximos anos. “É um projeto continuado e responsável, mais uma vez dando a voz as cidades sobre quais as áreas que requerem maior atenção”, disse.

Filiação
O prefeito de Andradina Mário Celso Lopes assinou sua ficha de filiação ao Partido Social Democrático (PSD) na oportunidade, tendo a ficha abonada por Gilberto Kassab. Mário deixa o PSDB e agora está na lista dos 223 prefeitos do PSD. “É um projeto novo para São Paulo e sempre estamos juntos com as boas ações”, disse.

Gilberto Kassab afirmou que é uma honra ter Mário Celso no PSD, pois ele é uma grande referência. “Pelo tudo o que você representa, pelo que você faz e pelo que você fará ainda, meu muito obrigado por estarmos juntos”, finalizou.