E as hortas comunitárias não param de se espalhar pelos bairros do Município de Andradina. Agora, o programa que está levando alimentos saudáveis a comunidades e entidades está chegando a hora ao Parque São Gabriel que recebeu as primeiras “sementes” de uma vida mais saudável.
A Secretária de Agricultura e Meio e ambiente, Leila Rodrigues, se reuniu nesta quinta-feira (30) com um grupo de moradores do bairro que serão os responsáveis pela execução e condução da horta comunitária que vai atender a população do bairro.
“Todos os participantes do grupo se mostraram animados e empolgados e ansiosos, com o início das atividades, esta reunião foram tratados os ajustes finais para o início do plantio, devendo ocorrer já na primeira quinzena de abril”, explicou a secretária.
Leila considera a ativação da horta mais um passo importante para as políticas pública de Segurança Alimentar e além dos objetivos financeiros e sociais que uma horta comunitária, traz a população do bairro. Atualmente o Governo de Andradina mantém mais duas hortas comunitárias, uma junto a Casa da Sopa e outra junto ao projeto Renovo. Nas duas experiências as hortas já produzem com excedente que vai direto para as casas das pessoas atendidas pelos dois projetos.
No caso da Horta do São Gabriel, ela será a primeira a ser gerida diretamente pela população, produzindo alimentos orgânicos que vão direto para as mesas das famílias do bairro.