10 MAI 2022
Mário Celso lança “Cirurgia Agora” para pôr fim à filas de espera
O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, lançou nesta manhã (10) o programa “Cirurgia Agora”, criado pelo município para agilizar a realização de cirurgias em pacientes que estão numa lista de espera sem fim pelos procedimentos.

“Vamos utilizar recursos dos do município para terminar por essa angustia de esperar pela intervenção de saúde que pode eliminar um problema por meio de uma simples cirurgia”, explicou o prefeito.

O anuncio contou com a participação do Secretário de Saúde João Leme e da subsecretária Maristela Marin e também do secretário de Governo, Ernesto Júnior e dos assessores, Edgar Dourado, André Luiz de Lima Augusto e Janaina Toledo.

De acordo com o secretário de governo, Cirurgia Agora deve diminuir o tempo de espera para realização dos procedimentos e, assim, evitar complicações que podem ser provocadas pela evolução das doenças.

O programa tem início imediato e vai realizar 10 aquisições de aparelhos auditivos e realizar 40 cirurgias mensalmente. As cirurgias nesta primeira fase serão de vesícula, amídala, hérnias e histerectomia, que é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas do ovário. O procedimento pode ser usado como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços no câncer de colo de útero.

“Mais de mil pessoas estão nas filas dos centros de referência esperando por esses procedimentos que agora serão realizados pelo município”, disse João Leme.

Segundo Maristela Marin como a maioria dessas cirurgias podem ser adiadas sem nenhum prejuízo à saúde do paciente, as filas nos centros de referência são intermináveis. “Os pacientes serão convocados para atualização de exames e procedimentos pré-operatórios e este trabalho já começa esta semana”, afirmou Maristela.