24 NOV 2021
Cultura reinaugura Casa do Artesão de Andradina
Na noite desta terça-feira (23) a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude realizou a reinauguração da Casa do Artesão de Andradina, em anexo ao Centro Cultural Pioneiros de Andradina. “O evento marcou a valorização da atividade, que é um grande expoente da cultura Andradinense”, disse o secretário da pasta, André Ricardo Lopes.

A reabertura da casa reuniu dezenas de pessoas, entre elas uma das grades líderes das artesãs locais, Aurora Macerou, o prefeito Mário Celso Lopes e a primeira dama Juçara Lopes. Mário Celso fez questão de mencionar a importância das artesãs para manter vida alguma das tradições andradinenses. “Em todos os países em que estive o artesanato é tratado como riqueza cultural e assim fazemos também em Andradina’, disse Mário Celso.

No mês de maio o prefeito Mário Celso Lopes fez o repasse do valor líquido do seu salário (R$ 12.508,94 - doze mil, quinhentos e oito mil reais e noventa e quatro centavos), a Casa do Artesão como incentivo.

André Ricardo explica que agora a Casa do Artesão volta a ser referência no comércio de artesanato local, também estando aberto nos eventos noturnos que voltam a acontecer no Centro Cultural.

A Casa do Artesão
Aberta há mais de 10 anos, a Casa do Artesão, no Centro Cultural Pioneiros de Andradina, é o palco onde as obras de arte desenvolvidas pelas artesãs andradinenses fazem à mostra dos seus trabalhos.

Tudo se transforma nas mãos das mais de 40 artistas que apesar de fazerem os trabalhos independentes, estão juntas há mais quase 25 anos. Elas são as pessoas certas para apresentar à cidade e aos nossos visitantes, um pouco mais da face artística de Andradina.

A Casa do Artesão expõe para apreciação e venda peças de crochê, bordados, madeira, palha, telas, doces caseiros entre outros. As artesãs revezam a estada no local que também é uma oficina de troca de experiências.