23 NOV 2021
Professores da Rede Municipal receberão abono com recursos do Fundeb
A Prefeitura de Andradina vai conceder um abono salarial a todos os professores da Rede Municipal de Andradina, que está sendo possível este ano porque houve sobra dos recursos do Fundeb. O anuncio, que irá beneficiar centenas de professores da educação básica, foi feito pelo prefeito Mário Celso Lopes ao lado da secretária de Educação Estela Cassiolato Goda.

“Com a lei federal 14.113, de dezembro de 2020, o percentual de recursos do Fundeb que devem ser usados para remunerar os professores foi ampliado de 60% para 70%. Essa margem percentual, somada ao que não foi gasto ao longo do ano, que nos permitiu fazer o pagamento do abono”, informou Estela Goda.

Na prática, os professores receberão uma espécie de salário a mais. Estela afirmou que a excelente notícia é fruto de um trabalho sério sobre o que é usado na educação municipal.

“O melhor possível para os nossos alunos municipais em todos os sentidos. Na alimentação com uma merenda escolar que tem sido um exemplo para muitas cidades, no uniforme, no material didático, passando pela compra de notebooks para os professores e tablets para os alunos, também investimos em aparelhos de ar condicionado para todas as nossas escolas municipais, e mais virá”, disse o prefeito Mário Celso Lopes.

Mário explicou que havia uma campanha interna para valorizar os professores da educação desde o início do mandato e a “sobra” de recursos do Fundeb, na ordem de R$ 3,4 milhões (três milhões e quatrocentos mil Reais) vai permitir isso. “Esta distribuição é merecida e virá antes da passagem do ano novo, porque os professores merecem por cuidar muito bem de nossos alunos”, disse o prefeito.

Também estiveram presentes ao anúncio o vice-prefeito Paulo Pereira Assis, o secretário de Governo, Assuntos Parlamentares e Institucionais, Ernesto Júnior, o secretário de Administração, Modernização, Defesa Social e Gestão de Pessoas, Edgar Dourado Matos e o secretário da Fazenda, Planejamento, Gestão Fiscal, Controladoria e Transparência, Norival Nunes.

Pela lei, esses 70% só podem ser gastos com o grupo do magistério, razão pela qual não se pode podemos estender o abono aos profissionais do âmbito administrativo da rede municipal.

Atualização
O prefeito aproveitou a oportunidade para informar sobre as medidas que estão sendo tomadas para complementar o recebimento de profissionais que ganhavam abaixo de um salário mínimo e que a partir de agora terão seus vencimentos atualizados. Cerca de R$ 900 mil das sobras do Fundeb serão usadas nesta atualização.