02 SET 2021
Mário Celso agiliza a devolução de taxas irregulares pagas nos governos anteriores

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes baixou um decreto para desburocratizar e acelerar a restituição de valores cobrados indevidamente nas administrações anteriores.

As taxas, consideradas indevidas, foram cobradas juntamente com os carnês de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). A ação que considerou as taxas indevidas foi impetrada pelo Supremo Tribunal Federal,  que reconheceu a inconstitucionalidade das Taxas de Limpeza Pública (varrição de vias), de Conservação de Vias Públicas (pavimentação e calçamento), Expediente, além da Taxa de Serviço de Bombeiros (TSB).

“No passado as pessoas para ter acesso a devolução teriam que entrar com um processo demasiadamente burocrático e demasiadamente moroso. Com esse decreto fica tudo mais fácil”, disse Mário Celso Durante uma reunião com a presença dos secretários de Governo, Relações Institucionais e Assuntos Parlamentares, Ernesto Júnior, o secretário da Fazenda   Planejamento, Gestão Fiscal, Controladoria e Transparência, Norival Nunes e funcionários desta secretaria.

Agora, o proprietário do imóvel pode solicitar a restituição apenas um requerimento, cópias do RG e CPF, e uma cópia do documento de propriedade do imóvel. Após o protocolo a prefeitura se encarregará de fazer os cálculos atualizados monetariamente e depois também contatar esses proprietários para virem a Prefeitura para poder fazer a assinatura do termo de concordância dos valores.

“É obrigação da prefeitura fazer a devolução daquilo que foi cobrado indevidamente e3 tudo isso corrigido, o que vamos fazer agora é facilitar a vida do contribuinte para que ele tenha o que é de direito de volta”, explicou o prefeito.

Quem já havia feito o processo no molde anterior também poderá se beneficiar das mudanças provocadas pelo novo decreto.